Reunião da PT 43 do WG SE - Lisboa


Decorreu em Lisboa, de 19 a 21 de Setembro de 2011, a 11.ª reunião da equipa de projecto (PT) 43 do grupo de trabalho Engenharia do Espectro (WG SE), responsável pela definição dos requisitos técnicos para a operação de equipamentos/sistemas de rádio cognitivos (CR) no espectro não utilizado pelas redes terrestres digitais (DTT) – designado por ‘white-space devices’ (WSD), bem como PMSE, na faixa de frequências dos 470-790 MHz e os serviços a operarem em faixas adjacentes.

Esta reunião teve como pontos de agenda os identificados no WG SE como prioritários, nomeadamente:

1. Aplicabilidade de operação autónoma dos WSD utilizando a técnica de sensing colaborativa;

2. Analisar a possibilidade de se harmonizar os limites de EIRP (equivalent isotropically radiated power) dos WSD a nível dos Estados-Membros, de forma a limitar as incertezas à indústria. Para tal é necessário que se adote um conjunto mais limitado de valores das características dos WSD;

3. Especificação de métodos alternativos de modo a determinar a potência dos WSD dependente do local onde se encontram;

4. Características técnicas dos WSD e sua classificação;

5. Fixação de limites da potência máxima dos WSD;

6. Estudos de impacte nas redes em operação nas faixas adjacentes às do 470 790 MHz.

7. Considerações técnicas de proteção aos microfones emissores

8. Análise da quantidade de espectro livre para WSD;

9. Proteção dos headends da distribuição por cabo;

Foram ainda apresentados os documentos “SE43(11)Info11” e “SE43(11)Info12” com a súmula dos trabalhos realizados no âmbito dos projetos COST-TERRA e COGEU, respetivamente. De seguida, a PT analisou e discutiu os contributos recebidos no âmbito dos referidos pontos de agenda, tendo o documento de trabalho sido atualizado com base nos resultados das discussões.