5.º Congresso do Comité Português da URSI encerra com entrega de prémios


Foi durante a cerimónia de encerramento do 5.º Congresso do Comité Português da URSI, que decorreu a 11 de Novembro de 2011, que José Amado da Silva, presidente do Conselho de Administração da ANACOM, entregou o prémio carreira (2011) do Comité Português da URSI, o prémio ANACOM - URSI Portugal e o Best Student Paper Award.

O prémio carreira, que distingue uma personalidade que tenha contribuído para o avanço da área da ciência rádio em Portugal, foi atribuído a António Amândio Sanches de Magalhães, engenheiro de formação e pioneiro na radioastronomia nacional. Foi responsável pelo projecto e direcção da construção do primeiro radio espectrógrafo solar microcomputorizado feito em Portugal, tendo sido investigador do Observatório Astronómico e do Centro de Investigação em Ciências Geoespaciais da Universidade do Porto durante grande parte da sua vida activa. A decisão de prestar esta homenagem foi tomada por unanimidade pelo Comité Português da URSI.

O prémio ANACOM - URSI Portugal foi atribuído ex aequo aos trabalhos:

  • "Antena híbrida UHF/UWB para Sistema RFID Passivo de Identificação e Localização em Ambientes Interiores", da autoria de Ana Catarina Caniço Cruz, do Instituto de Telecomunicações, do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) e do Instituto Superior Técnico - Universidade Técnica de Lisboa (IST-UTL).

  • "Novel Excitation Signals for Efficient Microwave Power Transmission: From theory to system integration in commercial RFID reader", da autoria de Alírio de Jesus Soares Boaventura, do Departamento de Electrónica e Informática do Instituto de Telecomunicações, da Universidade de Aveiro.

Este prémio, no valor de cinco mil euros, repartido este ano pelos dois trabalhos, visa estimular a criatividade e o rigor no trabalho de investigação científica em Portugal. Foi também decidido atribuir uma menção honrosa ao Professor Fernando Velez pelo trabalho "Fixed WIMAX Profit Maximisation with Energy Saving Through Relay Sleep Modes and Cell Zooming".

Este ano, pela primeira vez e com o objetivo de incentivar os jovens autores, a ANACOM decidiu patrocinar o Best Student Paper Award, no valor de quinhentos euros, a atribuir ao melhor artigo apresentado por um estudante. O distinguido foi Marco Carvalho, da Área Departamental de Engenharia de Electrónica e Telecomunicações e de Computadores do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e do Instituto de Telecomunicações, com o trabalho "Um algoritmo avançado de controlo de oscilação de handover em redes LTE auto-geridas".


Consulte: