A ANACOM apresentou, esta manhã a campanha publicitária de divulgação da migração para a Televisão Digital Terrestre (TDT).
A campanha tem como objectivo alertar toda a população para o desligamento faseado do sinal analógico de televisão e a sua substituição pelo sinal digital.
O protagonista da campanha é o actor e apresentador Pedro Granjer, num trabalho desenvolvido pela agência Fuel, na sequência de um concurso internacional.
Enquanto porta-voz da campanha, Pedro Granjer, aconselha os consumidores e presta toda a ajuda necessária para se proceder à preparação dos televisores para a TDT.
Todas as peças de comunicação vão direccionar o consumidor para a linha de apoio da TDT (800 200 838) e para as restantes formas de aconselhamento, nomeadamente o site tdt.telecom.pthttps://tdt.telecom.pt/.
A campanha tem suportes para televisão, imprensa, mupis e rádio e está dividida em três vagas, em que a primeira antecede o Natal e a segunda antecipa o desligamento de dia 12 de Janeiro, que vai abranger toda a faixa litoral de Portugal Continental. A última vaga da campanha ocorre nas semanas que precedem o “apagão” de 26 de Abril no interior de Portugal Continental. Nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira o “switch off” será feito a 22 de Março.
Eduardo Cardadeiro, administrador da ANACOM, afirma que “com esta campanha procuramos garantir que as pessoas tomam atempadamente as devidas precauções de forma a ficarem aptas a receber o sinal de televisão de forma digital, tendo em atenção o calendário nacional de desligamento do sinal analógico”.
O administrador da ANACOM refere ainda que outro dos objectivos da campanha é “desmistificar a transição, que é uma coisa simples, que traz vantagens e que, por isso, é uma mudança positiva, recorrendo a uma linguagem acessível, clara, intuitiva e apelativa”.
O sinal digital de televisão já está disponível em todo o País, pelo que já é possível fazer a migração. 100% da população está coberta com sinal digital, seja por via terrestre ou através de satélite, pelo que antes de procederem a qualquer alteração os telespectadores devem conferir, através da linha TDT (nº gratuito 800 200 838) ou do site tdt.telecom.pthttps://tdt.telecom.pt/, se estão numa zona de cobertura terrestre ou de cobertura satélite.
Esta campanha complementa as várias acções que foram sendo desenvolvidas pela ANACOM, nomeadamente a distribuição em todos os domicílios do país do Guia TDT que também está disponível em braille e em versão ampliada e em formatos PDF e áudio, no site da ANACOM.
Consulte:
- Campanha TDT 2011-2012 https://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=344204