Mais de 60% dos descodificadores de TDT vendidos em Portugal custam menos de 30 euros


O preço médio dos descodificadores de TDT tem mantido uma tendência decrescente. No terceiro trimestre de 2011 o valor médio rondou os 37 euros, menos 18% que no trimestre anterior. No mês de setembro o preço médio foi 34 euros, menos 24,4% do que em junho, mês em que o preço médio dos descodificadores estava nos 45 euros.

Em setembro, 62,1% das caixas descodificadoras para TDT vendidas em Portugal apresentavam preços inferiores a 30 euros e 32,7% tinham preços entre os 30 e os 50 euros.

Em termos acumulados, no terceiro trimestre, as vendas de descodificadores de TDT com preços inferiores a 30 euros perfizeram 48,8% do total dos equipamentos vendidos no trimestre.

Os consumidores estão a apostar na compra dos equipamentos mais baratos que estão á venda no mercado para assegurarem a sua migração para a TDT.

A venda de caixas descodificadoras está a crescer a bom ritmo. Entre Julho e Setembro as vendas aumentaram quase 29% mas, em termos absolutos, ainda estão muito abaixo do necessário para que a migração se faça sem sobressaltos.

O desligamento do sinal analógico de televisão a nível nacional começa no próximo dia 12 de janeiro, seguindo-se os Açores e a Madeira a 22 de março, e a 26 de abril o resto do país.


Como toda a população está já coberta pela TDT é importante que as pessoas comecem a preparar a transição desde já, evitando a pressão dos últimos dias e os riscos de ficarem sem ver televisão temporariamente. De facto, se todos deixarem a migração para a TDT para o último dia é provável que não encontrem disponiveis os equipamentos de preço mais baixo, ou que não encontrem mesmo equipamentos à venda, já que nesse cenário poderão existir ruturas de stocks.

Nas zonas com cobertura por satélite também é importante que as pessoas se vão preparando para a televisão digital, já que a única entidade que vende os kits DTH é a PTC, que poderá não ter capacidade de resposta se receber a maioria dos pedidos de kits nos últimos dias.

A compra dos descodificadores para receber a televisão digital, seja por via terrestre ou através de satélite, é subsidiada em 50% do preço, com o limite de 22 euros. Podem candidatar-se ao subsidio os beneficiários do rendimento social de inserção, os reformados e pensionistas com um rendimento mensal até aos 500 euros, e os portadores de um grau de deficência igual ou superior a 60%.

O desligamento do sinal analógico de televisão vai acontecer daqui a seis semanas, na faixa litoral, a 22 de março nas ilhas e a 26 de abril no resto do País.