Consulta da Comissão Europeia sobre redução de custos de instalação da banda larga


A Comissão Europeia (CE) lançou uma consulta pública, a decorrer até 20 de julho de 2012, sobre a redução dos custos de instalação das novas redes para a Internet de elevado débito na União Europeia (UE).

A CE pretende estudar novas possibilidades de reduzir os custos associados à instalação das redes de banda larga, designadamente os custos de engenharia civil, que podem chegar a representar 80 por cento do custo total da infraestrutura. A CE acredita que é possível reduzir cerca de um quarto do custo total dos investimentos em banda larga.

Através da consulta, a CE procura reunir as opiniões de todas as partes interessadas, públicas e privadas, nomeadamente as empresas de telecomunicações e de abastecimento público, investidores, autoridades públicas e consumidores.

A Comissão pede aos interessados para se pronunciem nas seguintes matérias:

  • obstáculos que existem ao investimento em infraestruturas de banda larga;
  • formas de melhorar a utilização da atual infraestrutura;
  • coordenação das obras de engenharia civil;
  • medidas que aumentem a coordenação entre as autoridades competentes e que simplifiquem os procedimentos para a obtenção das licenças;
  • grau de preparação dos novos edifícios para a infraestrutura da Internet de elevado débito.

Os resultados contribuirão para a redução dos custos dos investimentos e, consequentemente, do preço retalhista final da banda larga.

A Agenda Digital para a Europa estabelece como objetivos para a banda larga a cobertura a 100 por cento até 2013 e débitos de 30 megabytes por segundo para todos, com pelo menos 50 por cento dos agregados familiares com subscrições de ligação à Internet acima dos 100 megabytes por segundo até 2020.


Mais informação: