Aliança Europeia dos Serviços Móveis e Mobilidade - convite à apresentação de propostas


A Direcção-Geral das Empresas e da Indústria (DGENTR) da Comissão Europeia (CE) lançou um convite à apresentação de propostas com o objetivo geral de alargar a "Aliança Europeia dos Serviços Móveis e Mobilidade" (EMMIA), através de atividades operacionais e concretas. É dado um enfoque especial na promoção da melhor utilização possível da informação e dos dados obtidos pela monitorização da Terra e da navegação por satélite, área em que a Europa tem vindo a investir no âmbito dos programas Monitorização Global do Ambiente e Segurança (GMES) e Sistema Europeu de Navegação por Satélite (GALILEO).

O convite é composto por dois eixos distintos, cada um com objetivos específicos:

  • Eixo 1: testar e desenvolver novos esquemas de vales, com vista a apoiar a disponibilização de serviços inovadores baseados na informação e nos dados do GMES e do Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS) (Tipo B).

    Estes novos esquemas de vales deverão, também, testar novas formas de apoiar a inovação nas empresas de serviços móveis e no desenvolvimento de novos serviços baseados na informação e nos dados do GMES e do GNSS (Tipo A).

    O prazo de entrega de propostas para o Eixo 1 decorre até 6 de julho de 2012.
     
  • Eixo 2: implementar, em larga escala, os serviços inovadores baseados na informação e nos dados do GMES e do GNSS, direcionados para os desafios sociais ou que facilitem a criação de novas indústrias numa dada região ou área metropolitana.

    A apresentação de propostas para o Eixo 2 compreende duas fases: até 27 de junho de 2012 para entrega de um documento síntese e até 4 de outubro de 2012 para entrega da proposta completa.

As candidaturas a este convite deverão ser apresentadas por consórcios de três a cinco parceiros, que incluam obrigatoriamente uma entidade pública responsável ou envolvida no financiamento e/ou na implementação de programas de apoio à inovação, horizontais ou específicos, dos quais as empresas de serviços móveis são potenciais beneficiários.


Mais informação: