Avaliação da qualidade dos serviços de SMS e MMS


ANACOM promoveu, em dezembro de 2011, um estudo de avaliação da qualidade dos serviços de mensagens curtas (SMS) e de mensagens multimédia (MMS), disponibilizados pelos operadores OPTIMUS, TMN e Vodafone Portugal, através da análise de parâmetros técnicos que traduzem a perceção de qualidade na ótica do consumidor.

O estudo assenta na realização de testes de campo, efetuados na perspetiva do utilizador com recurso a um sistema automático de medida, refletindo os vários aspectos que afetam a qualidade dos serviços, designadamente: acessibilidade de serviço, taxa e tempo de entrega de mensagens, variação dos indicadores ao longo do dia. No total, foram enviadas 15 592 mensagens de teste, o que corresponde a aproximadamente 72 horas em testes.

Assim, os resultados globais obtidos, por operador, apresentam erros de precisão máximos inferiores a 1,2 por cento, para os indicadores “acessibilidade do serviço e taxa de entrega de mensagens”, e inferiores a 1,6 segundos, para o “tempo de entrega de mensagens”, com nível de confiança de 95 por cento.

Os sistemas de comunicações móveis apresentam muito bom desempenho do serviço de mensagens SMS, dado que os operadores possibilitam acessibilidade plena ao serviço e entregam integralmente as mensagens enviadas, com tempos médios inferiores a sete segundos, tanto nos dias úteis como nos fins de semana.

No serviço de mensagens MMS, todos os operadores apresentam muito bom desempenho aos fins de semana, com taxas de entrega superiores a 98,7 por cento e tempos médios de entrega inferiores a 38,6 segundos. Nos dias úteis, os operadores TMN e VODAFONE mantêm os níveis de desempenho, enquanto os valores do operador OPTIMUS se degradam para patamares ainda aceitáveis, em particular no que toca a taxa de entrega de mensagens.


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