ANACOM relança campanha ''Roaming Light''


ANACOM vai relançar no próximo domingo, 1 de julho, a campanha informativa sobre roaming internacional, com o objetivo de informar os consumidores sobre a descida do preço das eurotarifas de voz e de SMS e sobre a criação de uma nova eurotarifa para o serviço de dados (Internet e MMS). No caso dos dados, a eurotarifa terá como limite 0,70 euros/MB a partir de 1 de julho, descendo 35,7% em julho de 2013, data em que passará para 0,45 euros/MB. Em julho de 2014 descerá para 0,20 euros/MB.

Esta campanha informa também os consumidores sobre os aspectos a ter em conta na utilização do telefone móvel e no acesso à Internet em roaming, antes de qualquer deslocação ao estrangeiro.

O relançamento desta campanha surge no contexto da entrada em vigor, a 1 de julho de 2012, do Regulamento III do roaming internacional, que introduz a obrigação de todos os operadores móveis passarem a disponibilizar aos seus clientes uma eurotarifa-dados, aplicável às comunicações de dados em roaming intra-Espaço Económico Europeu (EEE).

O novo Regulamento, que vigorará por um período de dez anos reduz o preço das tarifas de roaming intra-EEE nos próximos anos. No caso das comunicações de voz, a eurotarifa desce 17% para 0,29 euros por minuto a partir de 1 de julho, (passando para 0,24 euros daqui a um ano e para 0,19 euros em julho de 2014). No caso das mensagens de texto (SMS), o preço mantém-se em 0,11 euros em 1 de julho, descendo 18%, para 0,09 euros em julho de 2013 (e para 0,06 euros um ano depois).

A campanha decorrerá até final de setembro e privilegia o sítio na Internet roaminglight.net, além de diversos meios de comunicação, designadamente, a imprensa escrita generalista; revistas de companhias de aviação; banners em sítios de viagens e jornais; sítio da ANACOM na Internet e Portal do Consumidor; newsletter Spectru; e-mail.