Europa tem cobertura total de banda larga


A Comissão Europeia (CE) divulgou, a 17 de outubro de 2013, que todos os agregados familiares da União Europeia (UE) já podem dispor de uma ligação básica à Internet de banda larga, graças à disponibilidade de cobertura a 100 por cento de banda larga por satélite em toda a Europa.

As ligações por satélite estão agora disponíveis nos 28 países, o que significa que todos os europeus podem subscrever um serviço por satélite, incluindo os três milhões de pessoas ainda sem acesso a redes fixas ou móveis de banda larga.

Atualmente a cobertura de banda larga na UE é assegurada da seguinte forma: 96,1 por cento através de redes fixas (ADSL, VDSL, cabo, fibra, cobre), 99,4 por cento através de redes móveis (2G, 3G, 4G) e 100 por cento por satélite. A CE atinge assim um dos objetivos da Agenda Digital para a Europa para 2013, a banda larga para todos.  

Para dar a conhecer a todos os europeus a possibilidade de utilizarem a banda larga via satélite, a CE lançou o sítio na Internet broadbandforallhttps://www.anacom.ptwww.broadbandforall.eu/, que constitui um serviço desenvolvido pela Associação de Operadores Europeus de Satélites (ESOA) que permite aos cidadãos verificarem rapidamente as suas opções no que toca à banda larga por satélite, uma vez que existem 148 satélites a oferecer serviços na Europa. 

A próxima meta da CE a atingir até 2020, em matéria de banda larga para todos, é a implantação de redes da nova geração (RNG), com débitos mínimos de 30 Mb/s, pretendendo-se que 50 por cento das famílias assinantes tenham ligações com débitos de 100 Mb/s ou superiores.


Mais informação: