Reunião do ECC TG6 - Copenhaga


ECC TG6 (long term vision UHF) foi criado na 34.ª reunião do ECC, em junho de 2013, e tem como principal objetivo o desenvolvimento de estudos com visão de longo prazo para a banda de radiodifusão em UHF na Europa, abordando especificamente as seguintes questões fundamentais:

  • identificar e analisar cenários possíveis para o desenvolvimento da faixa no longo prazo, partindo da situação existente e reconhecendo os estudos em curso na faixa dos 700 MHz na Europa e desenvolvimentos a curto/médio prazo, por exemplo do item 1.2 da agenda da Conferência Mundial de Radiocomunicações para 2015 (WRC-15) e a resposta ao mandato da CE;
     
  • a flexibilidade das Administrações da CEPT para abordarem, de forma individual, a utilização futura da faixa;
     
  • como garantir o acesso equitativo à faixa às Administrações da CEPT que desejam explorar os serviços de radiodifusão;
     
  • como fornecer uma certeza de que haverá um ambiente estável para investimentos futuros por parte dos serviços previstos para a faixa, incluindo produção de programas e eventos especiais (PMSE).

O grupo deverá desenvolver em conformidade um relatório ECC.

A 1.ª reunião do grupo decorreu de 7 a 9 de outubro de 2013, em Copenhaga (Dinamarca), e contou com 56 participantes, incluindo 17 Administrações (Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Holanda, Noruega, Polónia, Portugal, Roménia, Suécia, Suíça e Reino Unido), o Gabinete Europeu de Comunicações (ECO), a Comissão Europeia (CE) e várias organizações/empresas. O grupo é presidido pela Administração portuguesa.

Nesta reunião foram discutidos vários documentos sobre redes de radiodifusão, redes móveis, sistemas móveis e radiodifusão, coordenação transfronteiriça de serviços e redes, assim como diversas questões genéricas incluindo a organização do TG6. Estes documentos serão, provavelmente, considerados em reuniões futuras no desenvolvimento da proposta do relatório ECC.

Dada a tarefa do TG6 para elaboração de um relatório ECC abordando diferentes cenários para o desenvolvimento da faixa de ultra high frequency (UHF) no longo prazo, a partir da situação existente, considerou-se que havia a necessidade de estabelecer um quadro/estrutura para definir como os mesmos devem decorrer, tendo por base as contribuições para esta reunião. Assim, em relação à organização dos estudos, e após a identificação dos serviços candidatos para a faixa 470-694 MHz, deverá ser utilizado o seguinte procedimento:

  • Passo 1: propostas para cenários na faixa 470-694 MHz;
  • Passo 2: análise dos cenários;
  • Passo 3: desenvolvimento de recomendação (ões), conforme apropriado, a partir das análises no passo 2.

Aprovou-se ainda, nesta reunião, a estrutura para o projeto de Relatório ECC a desenvolver.