Projeto de cooperação entre laboratórios


As administrações portuguesa e húngara dispõem de laboratórios acreditados de acordo com a norma EN ISO/IEC 17025. Um dos requisitos desta norma é a obrigatoriedade dos laboratórios acreditados participarem em programas de comparação interlaboratorial que permitam verificar a sua competência técnica.

No início do ano a ANACOM convidou a sua congénere húngara - National Media and Infocommunications Authority (NMHH) - para realizar uma comparação bilateral no domínio da calibração. O Laboratório de Ensaios e Calibração (LEC) da ANACOM, em Barcarena, recebeu, entre 24 e 26 de setembro, uma delegação da NMHH, para participar na comparação das grandezas fundamentais como potência, frequência, atenuação, voltage standing wave ratio (VSWR), modulações AM/FM e medidas de tensão em baixa frequência.

Além de se ter verificado a competência técnica de ambos os laboratórios no domínio da calibração, foi feita ainda uma enriquecedora troca de conhecimentos e experiências ligadas a outras áreas do LEC, nomeadamente ensaios rádio, ensaios de compatibilidade eletromagnética e sistema de gestão da qualidade dos laboratórios.


Consulte: