Fibra ótica é a tecnologia que mais contribui para o crescimento da internet fixa


No final de setembro existiam em Portugal cerca de 2,5 milhões de acessos fixos à Internet, mais 1,7% do que no trimestre anterior e mais 6,7 do que no período homólogo. A fibra ótica foi a tecnologia que mais contribuiu para esta evolução, ao crescer 4,4% neste período e 26,8% em termos homólogos.

O número de utilizadores que efetivamente utilizaram Internet em banda larga móvel foi de 3,7 milhões, mais 5,6% que no trimestre anterior. A evolução da banda larga móvel tem sido impulsionada pelo aumento do número de utilizadores de smartphones.

No período em análise, 89,7% dos clientes do serviço de acesso à Internet em banda larga fixa tinham adquirido o serviço no âmbito de um pacote de serviços. Cerca de 9% eram clientes double-play (com TV ou telefone fixo ou STM) e cerca de 80,7% possuíam um pacote triple-play (com TV+telefone fixo ou TV+STM) ou quadruple play (com TV+telefone fixo+BLM ou STM) ou quintuple play

A principal tecnologia de acesso à Internet em banda larga fixa continua a ser o ADSL (43,6% do total), seguindo-se o modem cabo (38,5%) e a Internet sobre fibra ótica - FTTH/B (17,1%).

No caso da banda larga móvel, cerca de 23,5% dos acessos à Internet em banda larga móvel correspondiam a placas/modems USB.

A quota de acessos fixos do Grupo PT situou-se nos 51,1%, cerca de 0,4 pontos percentuais abaixo do registado no trimestre anterior. A Vodafone foi, pelo 2.º trimestre consecutivo, o prestador que, em termos líquidos, maior número de assinantes captou, atingindo um quota de 5,1 por cento no final do trimestre (+0,6 por cento do que no 2T13).

No que se refere às quotas de clientes ativos de banda larga móvel, a quota de clientes da TMN é de 43,2%, seguindo-se a Vodafone e o Grupo ZON Optimus com 36,8% e 19,8%, respetivamente.

No final do 3.º trimestre de 2013, o total de receitas do serviço de acesso fixo à internet stand-alone e de pacotes de serviços que incluem este serviço totalizou 782 milhões de euros, um crescimento homólogo de 5,9%.

As receitas do serviço de acesso à Internet móvel atingiram 260 milhões de euros no 3º trimestre de 2013, menos 1,1% face ao registado em igual período do ano anterior.


Consulte o relatório estatístico: