Medidas no âmbito da Iniciativa Nacional para a Banda Larga


/ Atualizado em 13.08.2003

A Unidade de Missão Inovação e Conhecimento (UMIC), entidade que coordena os projectos governamentais ao nível da sociedade da informação, lançou as acções Redes Comunitárias, Incubadoras de Banda Larga e Conteúdos de Banda Larga, na sequência da apresentação pelo Governo da Iniciativa Nacional para a Banda Larga, no passado dia 10 de Julho.

Com a acção Redes Comunitárias, a UMIC lança convites para a manifestação de interesse por parte das autarquias e associações de municípios, até 31 de Outubro, tendo por objectivo a implementação, até 2005, de redes comunitárias de banda larga que permitam a ligação, em condições atractivas, das freguesias de 15 concelhos carenciados.
 
A acção Incubadoras de Banda Larga visa, por seu lado, o estabelecimento de 5 centros de incubação para empresas de serviços, conteúdos e aplicações para internet de banda larga, devendo os interessados manifestar o respectivo interesse até 15 de Outubro.

A dinamização da língua portuguesa na Internet de banda larga é o objectivo da acção Conteúdos de Banda Larga que, em articulação com o lançamento do edital ?Conteúdos Banda Larga?, de âmbito mais específico e no quadro do Programa Operacional Sociedade da Informação (POSI), pretende a apresentação, até 15 de Outubro, de projectos de desenvolvimento de conteúdos e aplicações em português para Internet de banda larga, por parte de todas as entidades intervenientes no sector.

Informações adicionais sobre estas acções podem ser pedidas através do endereço electrónico bandalarga@umic.pcm.gov.ptmailto:bandalarga@umic.pcm.gov.pt.

Ainda no âmbito da Iniciativa Nacional para a Banda Larga, o Gabinete de Gestão do POSI abriu, até 31 de Outubro, o concurso para a criação de Pontos Banda Larga, cujo objectivo é a duplicação, até 2005, do número de espaços públicos e privados de acesso público à Internet em banda larga.

Por outro lado, foi também prorrogado, até 30 de Setembro, o prazo para apresentação de candidaturas em torno do Eixo III - ''Estado Aberto'' do POSI, que abrange os serviços e organismos da administração pública central.

Por último, destaque para a e-U (Universidade Electrónica), que é outra iniciativa da UMIC no campo do ensino superior, que visa a criação de uma rede de campos virtuais, através da implementação de uma rede WIFI em todas as universidades e politécnicos, que possibilite a partilha online de serviços universitários, acesso a conteúdos vários, como aulas e artigos científicos, e a criação de comunidades cibernáuticas universitárias.


Mais informação:

  • Redes Comunitárias http://www.umic.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=28&Itemid=187

Informação relacionada no sítio da ANACOM:

Última atualização:

  • e-U http://www.e-u.pt/PresentationLayer/eU_homepage.html