Redes móveis com mais minutos de conversação no 1.º trimestre


O volume de minutos de conversação originados nas redes móveis aumentou 1,3% no primeiro trimestre e 11,6% em termos homólogos, facto que se deve ao aumento da adesão a ofertas com chamadas ilimitadas. O aumento registado ficou acima das previsões resultantes da tendência histórica e do efeito sazonal estimado.

O número de minutos de conversação por estação móvel com utilização efetiva (excluindo placas/modem e equipamentos máquina a máquina) foi, em média, de 166 por mês. Destes, 118 foram minutos on-net, 31 foram minutos off-net, oito tiveram como destino a rede fixa, três destinaram-se a números curtos/não geográficos e seis a redes internacionais.

Em média, a duração das chamadas originadas na rede móvel (excluindo placas/modem e equipamentos M2M) foi de 158 segundos por chamada, mais 7 segundos do que no trimestre anterior.

No total, no 1.º trimestre existiam 16,3 milhões de cartões ativos, menos 2% que no trimestre anterior. Destes, 12,7 milhões (78% do total), foram efetivamente utilizadas no trimestre. Excluindo as placas/modem e os cartões associados a comunicações Machine-to-Machine, esse número desce para 11,6 milhões, menos 3,6% do que no trimestre anterior. Destes, 46,7% são clientes MEO, 38,8% são da Vodafone e 12,7% da ZON Optimus (NOS).

Durante o 1.º trimestre, 4,57 milhões de utilizadores usaram serviços de 3G, menos 1,9% que no trimestre anterior; e 3,9 milhões utilizaram a internet móvel, um aumento trimestral de 0,2%.

No trimestre há ainda a destacar a migração de assinantes de planos pré-pagos para planos combinados/híbridos e, em menor medida, para planos pós-pagos. Aliás, os planos pós-pagos registaram um crescimento de 11,3% face ao trimestre anterior e os combinados/híbridos um aumento de 4,7%. Esta evolução poderá dever-se ao aumento da penetração de tarifários multiple play, que integram o serviço móvel num pacote de serviços.

No período em análise 10,3% dos clientes residenciais do serviço móvel tinham uma oferta em pacote, contra 0,6% um ano antes, o que equivalia que 20% dos lares com pacotes de serviços tinham uma oferta que integra o serviço móvel, segundo o barómetro de telecomunicações da Marktest.

A penetração de smartphones também continua a aumentar, tendo atingido 41,8% no final de março.

Os utilizadores do serviço de mensagens enviaram cerca de 6,1 mil milhões de mensagens escritas, menos 7,4% face ao trimestre anterior.

O número de mensagens enviadas para outras redes, cerca de 7% do total, registou um aumento homólogo de 70,6% e de 7,4% no trimestre, o que se deve à disseminação de ofertas que permitem enviar mensagens gratuitamente para todas as redes móveis.

O volume de receitas acumuladas dos serviços a clientes até março ascendeu a cerca de 457 milhões de euros, o que representa um decréscimo de 11,7% face ao período homólogo. De acordo com os dados do Barómetro de Telecomunicações da Marktest, o valor médio da mensalidade do serviço móvel no final do 1.º trimestre de 2014 era de 14,10 euros.


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