O Serviço de Chamadas de Pessoas (paging) registou, no final do quarto trimestre de 1999, um decréscimo de 100 mil assinantes na sua base de clientes, o que corresponde a uma descida de 45%. Em resultado desta tendência, assistiu-se a quedas significativas no número total de chamadas, no número médio de chamadas por assinante e nos impulsos gerados por estes serviços. A expansão do parque de clientes de telefones móveis e a vulgarização dos serviços de mensagens escritas nestes últimos surgem como as causas da situação.
No total, os operadores de paging chegaram ao final do ano passado com 120 mil assinantes do serviço. Face ao ano anterior, a descida chega aos 55%, o equivalente à desistência de 144 mil assinantes.
No que se refere ao tráfego do serviço, verificou-se um decréscimo acentuado, quer no número de chamadas quer no número de impulsos. A descida no número de impulsos situou-se nos 32% entre os terceiro e quarto trimestres de 1999. Esta percentagem que reflecte o facto de, entre Outubro e Dezembro, estes serviços terem gerado 4,2 milhões de impulsos. Face aos valores registados no ano anterior, o decréscimo chega aos 71%. Ao longo de todo o ano de 1999, o número de impulsos gerados rondou os 30 milhões.
No último trimestre do ano, registaram-se cerca de 520 mil chamadas para serviços de paging, menos 25% do que no trimestre anterior. Ao longo de 1999, o número de chamadas realizadas rondou os 3,3 milhões, o que se traduziu numa diminuição de 72% face aos valores apurados no ano anterior. Saliente-se que, o número médio de chamadas por assinante neste trimestre foi de 4, enquanto no período homólogo do ano anterior, o valor situou-se nas 7 por assinante.
Serviço de Chamada de Pessoas (paging)
1990 |
1991 |
1992 |
1993 |
1994 |
1995 |
1996 |
1997 |
1998 |
4.2 |
17.9 |
31.2 |
58.6 |
88.2 |
134.7 |
177.3 |
302.8 |
264.3 |
1.º Trimestre 1999 |
2.º Trimestre 1999 |
3.º Trimestre 1999 |
4.º Trimestre 1999 |
253.8 |
249.8 |
219.7 |
120.2 |
91/90 |
92/91 |
93/92 |
94/93 |
95/94 |
96/95 |
97/96 |
98/97 |
321% |
75% |
88% |
51% |
53% |
32% |
71% |
-13% |
1.º Trimestre 1999 |
2.º Trimestre 1999 |
3.º Trimestre 1999 |
4.º Trimestre 1999 |
99/98 |
anual 99/90 |
-4% |
-2% |
-12% |
-45% |
-55% |
45% |
|
1997 |
1.º Trimestre |
2.º Trimestre |
3.º Trimestre |
4.º Trimestre |
Impulsos Facturado |
145,294 |
34,289 |
29,637 |
21,487 |
15,092 |
Chamadas Realizadas |
22,828 |
4,274 |
3,359 |
2,460 |
1,747 |
|
Total |
1.º Trimestre |
2.º Trimestre |
3.º Trimestre |
4.º Trimestre |
Total |
Impulsos Facturado |
100,505 |
10,118 |
8,393 |
6,168 |
4,205 |
28,884 |
Chamadas Realizadas |
11,839 |
1,204 |
927 |
689 |
520 |
3,340 |
|
1.º Trimestre |
2.º Trimestre |
3.º Trimestre |
4.º Trimestre |
98/97 |
Impulsos Facturado |
-24% |
-14% |
-28% |
-30% |
-31% |
Chamadas Realizadas |
-34% |
-21% |
-27% |
-29% |
-48% |
|
1.º Trimestre |
2.º Trimestre |
3.º Trimestre |
4.º Trimestre |
99/98 |
Impulsos Facturado |
-33% |
-17% |
-27% |
-32% |
-71% |
Chamadas Realizadas |
-31% |
-23% |
-26% |
-25% |
-72% |
Serviço Móvel com Recursos Partilhados (trunking)
O Serviço Móvel com Recursos Partilhados (trunking) registou, no quarto trimestre deste ano, um decréscimo no número de assinantes de 2% face ao trimestre anterior, o que corresponde a uma perda aproximada de 300 assinantes. Face aos dados referentes ao ano anterior, registou-se igualmente um decréscimo de cerca de 6%, o que corresponde, em termos absolutos, a cerca de 1000 desistências.
1994 |
1995 |
1996 |
1997 |
1998 |
1.º Trimestre 1999 |
2.º Trimestre 1999 |
3.º Trimestre 1999 |
4.º Trimestre 1999 |
1.3 |
4.5 |
7.8 |
12.0 |
14.8 |
14.8 |
14.1 |
14.1 |
13.8 |
95/94 |
96/95 |
97/96 |
98/97 |
1.º Trim. 99 |
2.º Trim. 99 |
3.º Trim. 99 |
4.º Trim. 99 |
99/98 |
Var. média |
242% | 75% | 53% |
23% |
0.3% |
-4.9% |
0.4% |
-2% |
-6% |
60% |
Consulte:
- Serviços postais https://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=277786