Novos indicativos do Audiotexto identificam serviços


/ Atualizado em 21.01.2002

Novos indicativos do Audiotexto identificam serviços

Mensagem inicial com informação de preços

Barramento selectivo do acesso

A atribuição dos novos indicativos de Audiotexto a cada um dos operadores presentes no mercado inicia-se hoje. O objectivo destes indicativos é permitir ao utilizador identificar, à partida, a natureza do serviço através dos quatro algarismos iniciais.

Assim, o 0601 passará a identificar os serviços de carácter geral; o 0607 os serviços de televoto; o 0608 os serviços de vendas, incluindo acções de Marketing, angariação de fundos sem fins de caridade e gravação e divulgação de mensagens comerciais; o 0646 os serviços de concursos e passatempos e a divulgação dos respectivos resultados; e o 0648 os serviços eróticos, englobando todos os serviços de natureza erótica e sexual.

Uma vez atribuídos os indicativos, os operadores têm um prazo de 90 dias para os implementar, ou seja, até 23 de Agosto.

Esta alteração é acompanhada pela introdução obrigatória, no início de cada ligação, de uma mensagem vocal com informações sobre a natureza do serviço e o preço a cobrar de acordo com as regras fixadas. A mensagem não poderá ter menos de dez segundos e será necessariamente introduzida até 9 de Julho. Esse período inicial informativo será tarifado segundo o serviço que o suporta. Os prestadores terão igualmente de incluir um sinal sonoro que mostre a cadência por cada minuto de comunicação.

A Portugal Telecom procederá ainda a alterações nos contratos de adesão ao serviço fixo de voz, permitindo o barramento selectivo de cada um destes serviços. O operador enviará também uma carta com informações sobre o novo regime e os novos indicativos, incluindo na mesma um envelope RSF para que o assinante barre aos serviços, se assim o desejar.

Estes procedimentos derivam do Decreto-Lei nº 176/99, de 21 de Maio, e são aplicáveis a todos os operadores de Audiotexto, anteriormente conhecido pela designação de Serviços de Telecomunicações de Valor Acrescentado.