O Primeiro-Ministro preside ao Dia Mundial dos Correios


/ Atualizado em 24.01.2003

O Primeiro-Ministro, António Guterres, preside hoje às comemorações do Dia Mundial dos Correios e inaugura o Museu das Comunicações, numa cerimónia que tem lugar na Fundação Portuguesa das Comunicações, em Lisboa.

O Primeiro-Ministro, o Ministro do Equipamento, do Planeamento e da Administração do Território, o Presidente do Instituto das Comunicações de Portugal, o Presidente dos CTT, e o Presidente da Portugal Telecom, intervêm durante a sessão solene.

Após a inauguração do Museu das Comunicações, António Guterres visitará a exposição permanente "Mundos Comunicantes" e as primeiras mostras temporárias acolhidas pela Fundação: "Correios - novas tecnologias, mais e melhores serviços" e a filatélica "Um mundo, uma rede postal - primeiros sinais de correio público".

A exposição ''Mundos Comunicantes'' pretende dar a conhecer ao grande público, e sobretudo aos jovens, a complexidade do sistema das comunicações e a sua permanente transformação.

No âmbito das comemorações, durante a sessão solene que antecede a visita ao Museu, o Primeiro-Ministro irá colocar o denominado ''carimbo de primeiro dia'' nos selos emitidos pelos CTT alusivos aos ''200 anos do Alvará de Criação do Serviço Público de Correio''.

O Primeiro-Ministro entregará também o emblema de ouro a cinco funcionários dos CTT com mais de 40 anos de serviço.

A tradicional mensagem do Director-Geral da União Postal Universal, Thomas Leavey, será lida durante a sessão institucional, que abre as comemorações, onde serão igualmente atribuídos os prémios do 26.º Concurso Epistolar, no âmbito do qual crianças de todo o País - e do mundo inteiro - escreveram sobre o tema ''Carta para a pessoa que mais admiro''.

Cartas gratuitas promovem a escrita

O Dia Mundial dos Correios é também assinalado pelos CTT com uma campanha promocional inédita, que inclui a oferta de um sobrescrito já selado a todas as pessoas que se dirijam a uma das 1050 estações de correios espalhadas pelo País, numa iniciativa denominada ''não deixe passar esta data em branco''.

123 anos da União Postal Universal

A União Postal Universal (UPU), de que Portugal é um dos 22 membros fundadores, resulta da assinatura do Tratado de Berna, em 9 de Outubro de 1874, e é de sua iniciativa a comemoração do Dia Mundial dos Correios, organizado conjuntamente no nosso país pelo Instituto das Comunicações de Portugal e pelos CTT - Correios de Portugal.

Em 1948, a UPU tornou-se instituição especializada das Nações Unidas. As actividades da União centram-se na promoção da cooperação, de forma a catalisar o desenvolvimento postal, e na promoção da qualidade dos serviços postais (no prosseguimento da Estratégia Postal de Seul, estas últimas consistem na actualização e implementação de normas de qualidade de serviço baseadas nas necessidades e expectativas dos clientes e na monitorização permanente, à escala global, da qualidade do transporte da correspondência e da eficácia da rede postal mundial).

Recorde-se que Portugal foi eleito, no último Congresso da União, de Seul, em 1994, para o Conselho de Exploração Postal da União, tendo ainda assumido a vice-presidência da Comissão das Correspondências. O nosso país é também membro do Comité de Planeamento Estratégico.


Consulte: