ICP reúne operadores e produtores de conteúdos


/ Atualizado em 24.01.2003

O Instituto das Comunicações de Portugal (ICP) promoveu uma reunião entre os operadores de redes de telecomunicações e a indústria produtora de conteúdos, com o objectivo de discutir as novas tendências de convergência entre estas duas áreas.

Esta reunião inscreve-se num conjunto de encontros, no âmbito da Plataforma de Convergência e Desenvolvimento, iniciados no final do ano passado com a indústria de telecomunicações e das tecnologias da informação e que prosseguirá este ano, em reunião agendada com as associações representativas dos consumidores e dos sectores da economia nacional com impacto nesta nova realidade.

Na área da produção de conteúdos, houve referências à evolução da rádio digital (DAB - Digital Audio Broadcasting) e ao seu impacto numa melhor exploração do RDS (Radio Data System), da radio online e na diversificação dos negócios dos operadores de radiodifusão tradicionais. O desconhecimento do público em geral face à televisão digital (DVB-T - Digital Video Broadcasting - Terrestrial) foi igualmente referido.

No que respeita à regulamentação específica, os intervenientes no debate defenderam, de um modo geral, que a legislação actualmente aplicável ao audiovisual não deve ser estendida à Internet. Defenderam, em vez disso, a criação de legislação semelhante à aplicável à Imprensa escrita.

Defendeu-se, ainda, a necessidade de se evitarem estrangulamentos e barreiras no acesso às redes, a par de se proceder à regulamentação dos direitos de passagem.

O serviço público de televisão suscitou comentários por grande parte dos presentes na reunião, tendo sido mesmo equacionada a redefinição do conceito.

Na regulação, o tom das intervenções voltou a sublinhar a neutralidade da regulação e a sua distinção entre serviços e conteúdos. Entre os participantes, houve quem defendesse a auto-regulação, em conjugação com a legislação horizontal, nomeadamente ao nível da concorrência e da defesa dos consumidores.

Estiveram presentes nesta reunião representantes da Abril/Controljornal APR - Associação Portuguesa de Radiodifusão, AIND - Associação Nacional da Imprensa Não Diária, ICS - Instituto da Comunicação Social, Jazztel, Maxitel, Nelson Quintas & Filhos - Telecomunicações, Optimus, Portugal Telecom, RDP, REFER, REN, RTP, SIC, Telecel, Texto Editora, TV Cabo Portugal e ICP - Instituto das Comunicações de Portugal.