Comunicado: Testes à qualidade de serviço - redes móveis com qualidade globalmente boa


/ Atualizado em 15.04.2002

O Instituto das Comunicações de Portugal (ICP) concluiu os testes à qualidade do serviço prestado pelas redes móveis em todo o País. O relatório produzido conclui que, de um modo geral, o serviço prestado é de boa qualidade, encontrando-se ao nível do serviço observado em outros países onde testes análogos são realizados.

A apreciação positiva não invalida, porém, que as redes possam ser objecto de melhoramentos, ao nível dos três critérios de análise adoptados: qualidade auditiva, cobertura e acessibilidade. Tudo porque, em algumas zonas do País, se constatou a existência de zonas de sombra na cobertura de qualquer uma das redes, bem como falhas no acesso às redes.

A metodologia dos testes foi previamente dada a conhecer aos operadores móveis e à Deco, tendo estes assistido à generalidade dos testes. Todavia, alguns desses testes foram realizados em momentos e locais desconhecidos pelos operadores. Foram testados os seguintes parâmetros: Qualidade Auditiva, que visa medir a perceptibilidade das conversações mediante o estabelecimento de uma ligação durante um espaço de tempo pré-definido; Acessibilidade, que consiste em verificar a capacidade de estabelecimento de chamadas; e Cobertura, que verifica os níveis de sinal.

Os testes realizaram-se entre 31 de Janeiro e 5 de Maio. Foram testadas 23 cidades e 10 eixos rodoviários, despendidas 250 horas e percorridos 10.000 quilómetros.

De um modo geral, o relatório elaborado pelo ICP conclui que a capacidade das redes em estabelecerem e manterem chamadas de voz (acessibilidade) é globalmente boa. Observam-se, porém, alguns problemas em algumas zonas, especialmente em Lisboa e Porto. Nesses locais, os índices de falha de chamada atingem patamares preocupantes, sendo notórias as situações de saturação de rede.

Considerando todas as chamadas (cerca de 23 mil), realizadas em todo o País, em todas as redes e do tipo móvel-móvel e móvel-fixo, constata-se que 93,79% das chamadas iniciadas na rede TMN, 95,68% na rede Telecel e 95,86% na rede Optimus obtiveram uma terminação normal. Por terminação normal entende-se as chamadas iniciadas com sucesso e que se mantiveram sem interrupções durante 75 segundos. Estas percentagens, recorde-se, não reflectem situações específicas. Os pormenores estão incluídos no quadro A.

No que à Qualidade Auditiva diz respeito, verificou-se a não existência de diferenças significativas entre a perceptibilidade das conversações nas cidades e nos eixos rodoviários. Além disso, cerca de 60% das chamadas realizadas através das redes TMN e Telecel apresentaram boa qualidade auditiva. No caso da Optimus, o índice sobe para 75% das chamadas, o que poderá ser explicado pelo facto de este operador ter sido o último a entrar no mercado e de, por isso, utilizar tecnologia que não estava disponível quando os restantes operadores iniciaram a sua actividade. O quadro B pormenoriza esta situação.

A cobertura das três redes móveis é, também, globalmente boa. Tal não invalida, todavia, a existência de algumas situações pontuais de zonas de sombra, devidas sobretudo à morfologia do terreno e a elementos artificiais que impedem a normal propagação radioeléctrica.

Os testes utilizaram equipamento especializado, integrando telemóveis idênticos aos disponíveis correntemente no mercado, e que permitiu a realização de três chamadas em simultâneo, a partir de cada uma das redes, no mesmo momento e no mesmo local. Cada chamada teve a duração de 75 segundos, o que corresponde ao tempo médio de chamada realizada por um utilizador do serviço móvel em 1999. Os testes foram sempre realizados em movimento, com equipamentos dual band .

Foram realizados testes com chamadas móvel-fixo (entre a rede móvel e a rede fixa) e móvel-móvel intrarede, entre as 8h00 e as 20h00, o que permitiu abranger as horas de ponta.

Os testes privilegiaram as principais cidades do País: Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Elvas, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Portimão, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu. Nos casos de Lisboa e Porto foram ainda consideradas as cidades circundantes. São os casos de Amadora e Almada no primeiro caso e de Vila Nova de Gaia no segundo. Paralelamente, foram testados os mais importantes eixos rodoviários portugueses: Aveiro-Vilar Formoso (IP5), Lisboa-Cascais-Sintra-Lisboa (A5+IC19), Lisboa-Évora-Elvas (A2+A6), Lisboa-Porto (A1), Lisboa-Torres Novas-Castelo Branco (A1+IP6+IP2), Lisboa-Vila Real de Santo António (A2+IC1), Porto-Braga-Valença-Viana do Castelo-Porto (A3+IC1), Porto-Bragança (A4+IP4), Vila Real de Santo António-Faro-Lagos (EN125) e Vila Real-Figueira da Foz (IP3).

A metodologia seguida na realização dos testes pretendeu reproduzir a utilização típica destes serviços. No entanto, convém sublinhar, os resultados obtidos reflectem apenas, e com precisão, as condições do local e do momento específico em que tiveram lugar.

A - Acessibilidade (inclui todo o País)

Chamadas
Realizadas

Operador

Optimus

Tipo de Chamada

Móvel-Móvel

Móvel-Fixo

Global

Total

2860

4897

7757

100%

100%

100%

Chamadas
Encaminhadas

Total

2783

4724

7507

97.31%

96.47%

96.78%

Abandonadas na
conversação

19

52

71

0.66%

1.06%

0.92%

Terminação Normal

2764

4672

7436

96.64%

95.41%

95.86%

Chamadas não encaminhadas

77

178

255

2.69%

3.63%

3.29%

Chamadas
abandonadas

Total

96

230

326

3.36%

4.70%

4.20%

Causas

Sem serviço

5

16

21

0.17%

0.33%

0.27%

Congestão

0

89

89

0.00%

1.82%

1.15%

Falha do Canal
Radioeléctrico

22

27

49

0.77%

0.55%

0.63%

Outras

69

98

167

2.41%

2.00%

2.15%

Chamadas
Realizadas

Operador

Telecel

Tipo de Chamada

Móvel-Móvel

Móvel-Fixo

Global

Total

2891

4906

7797

100%

100%

100%

Chamadas
Encaminhadas

Total

2788

4747

7535

96.44%

96.76%

96.64%

Abandonadas na
conversação

22

53

75

0.76%

1.08%

0.96%

Terminação Normal

2766

4694

7460

95.68%

95.68%

95.68%

Chamadas não encaminhadas

103

159

262

3.56%

3.24%

3.36%

Chamadas
abandonadas

Total

125

212

337

4.32%

4.32%

4.32%

Causas

Sem serviço

2

8

10

0.07%

0.16%

0.13%

Congestão

0

80

80

0.00%

1.63%

1.03%

Falha do Canal
Radioeléctrico

14

27

41

0.48%

0.55%

0.53%

Outras

109

97

206

3.77%

1.98%

2.64%

Chamadas
Realizadas

Operador

TMN

Tipo de Chamada

Móvel-Móvel

Móvel-Fixo

Global

Total

2928

4964

7892

100%

100%

100%

Chamadas
Encaminhadas

Total

2773

4733

7506

94.71%

95.35%

95.11%

Abandonadas na
conversação

38

66

104

1.30%

1.33%

1.32%

Terminação Normal

2735

4667

7402

93.41%

94.02%

93.79%

Chamadas não encaminhadas

155

231

386

5.29%

4.65%

4.89%

Chamadas
abandonadas

Total

193

297

490

6.59%

5.98%

6.21%

Causas

Sem serviço

4

19

23

0.14%

0.38%

0.29%

Congestão

0

144

144

0.00%

2.90%

1.82%

Falha do Canal
Radioeléctrico

39

36

75

1.33%

0.73%

0.95%

Outras

150

98

248

5.12%

1.97%

3.14%

B - Qualidade Auditiva (inclui todo o País)

Chamadas
com
Medidas

Operador

Optimus

Tipo de Chamada

Móvel-Móvel

Móvel-Fixo

Global

Total

5552

9389

14941

100%

100%

100%

MOS

1

MAU

5

13

18

0.09%

0.14%

0.12%

2

POBRE

23

27

50

0.41%

0.29%

0.33%

3

ACEITÁVEL

1366

2480

3846

24.60%

26.41%

25.74%

4

BOM

4158

6869

11027

74.89%

73.16%

73.80%

5

EXCELENTE

0

0

0

0.00%

0.00%

0.00%

Chamadas
com
Medidas

Operador

Telecel

Tipo de Chamada

Móvel-Móvel

Móvel-Fixo

Global

Total

5499

9433

14932

100%

100%

100%

MOS

1

MAU

15

18

33

0.27%

0.19%

0.22%

2

POBRE

98

58

156

1.78%

0.61%

1.04%

3

ACEITÁVEL

3658

2994

6652

66.52%

31.74%

44.55%

4

BOM

1728

6363

8091

31.42%

67.45%

54.19%

5

EXCELENTE

0

0

0

0.00%

0.00%

0.00%

Chamadas
com
Medidas

Operador

TMN

Tipo de Chamada

Móvel-Móvel

Móvel-Fixo

Global

Total

5521

9385

14906

100%

100%

100%

MOS

1

MAU

9

11

20

0.16%

0.12%

0.13%

2

POBRE

174

65

239

3.15%

0.69%

1.60%

3

ACEITÁVEL

2001

3730

5731

36.24%

39.74%

38.45%

4

BOM

3337

5579

8916

60.44%

59.45%

59.81%

5

EXCELENTE

0

0

0

0.00%

0.00%

0.00%