O Instituto das Comunicações de Portugal (ICP) concluiu os testes à qualidade do serviço prestado pelas redes móveis em todo o País. O relatório produzido conclui que, de um modo geral, o serviço prestado é de boa qualidade, encontrando-se ao nível do serviço observado em outros países onde testes análogos são realizados.
A apreciação positiva não invalida, porém, que as redes possam ser objecto de melhoramentos, ao nível dos três critérios de análise adoptados: qualidade auditiva, cobertura e acessibilidade. Tudo porque, em algumas zonas do País, se constatou a existência de zonas de sombra na cobertura de qualquer uma das redes, bem como falhas no acesso às redes.
A metodologia dos testes foi previamente dada a conhecer aos operadores móveis e à Deco, tendo estes assistido à generalidade dos testes. Todavia, alguns desses testes foram realizados em momentos e locais desconhecidos pelos operadores. Foram testados os seguintes parâmetros: Qualidade Auditiva, que visa medir a perceptibilidade das conversações mediante o estabelecimento de uma ligação durante um espaço de tempo pré-definido; Acessibilidade, que consiste em verificar a capacidade de estabelecimento de chamadas; e Cobertura, que verifica os níveis de sinal.
Os testes realizaram-se entre 31 de Janeiro e 5 de Maio. Foram testadas 23 cidades e 10 eixos rodoviários, despendidas 250 horas e percorridos 10.000 quilómetros.
De um modo geral, o relatório elaborado pelo ICP conclui que a capacidade das redes em estabelecerem e manterem chamadas de voz (acessibilidade) é globalmente boa. Observam-se, porém, alguns problemas em algumas zonas, especialmente em Lisboa e Porto. Nesses locais, os índices de falha de chamada atingem patamares preocupantes, sendo notórias as situações de saturação de rede.
Considerando todas as chamadas (cerca de 23 mil), realizadas em todo o País, em todas as redes e do tipo móvel-móvel e móvel-fixo, constata-se que 93,79% das chamadas iniciadas na rede TMN, 95,68% na rede Telecel e 95,86% na rede Optimus obtiveram uma terminação normal. Por terminação normal entende-se as chamadas iniciadas com sucesso e que se mantiveram sem interrupções durante 75 segundos. Estas percentagens, recorde-se, não reflectem situações específicas. Os pormenores estão incluídos no quadro A.
No que à Qualidade Auditiva diz respeito, verificou-se a não existência de diferenças significativas entre a perceptibilidade das conversações nas cidades e nos eixos rodoviários. Além disso, cerca de 60% das chamadas realizadas através das redes TMN e Telecel apresentaram boa qualidade auditiva. No caso da Optimus, o índice sobe para 75% das chamadas, o que poderá ser explicado pelo facto de este operador ter sido o último a entrar no mercado e de, por isso, utilizar tecnologia que não estava disponível quando os restantes operadores iniciaram a sua actividade. O quadro B pormenoriza esta situação.
A cobertura das três redes móveis é, também, globalmente boa. Tal não invalida, todavia, a existência de algumas situações pontuais de zonas de sombra, devidas sobretudo à morfologia do terreno e a elementos artificiais que impedem a normal propagação radioeléctrica.
Os testes utilizaram equipamento especializado, integrando telemóveis idênticos aos disponíveis correntemente no mercado, e que permitiu a realização de três chamadas em simultâneo, a partir de cada uma das redes, no mesmo momento e no mesmo local. Cada chamada teve a duração de 75 segundos, o que corresponde ao tempo médio de chamada realizada por um utilizador do serviço móvel em 1999. Os testes foram sempre realizados em movimento, com equipamentos dual band .
Foram realizados testes com chamadas móvel-fixo (entre a rede móvel e a rede fixa) e móvel-móvel intrarede, entre as 8h00 e as 20h00, o que permitiu abranger as horas de ponta.
Os testes privilegiaram as principais cidades do País: Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Elvas, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Portimão, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu. Nos casos de Lisboa e Porto foram ainda consideradas as cidades circundantes. São os casos de Amadora e Almada no primeiro caso e de Vila Nova de Gaia no segundo. Paralelamente, foram testados os mais importantes eixos rodoviários portugueses: Aveiro-Vilar Formoso (IP5), Lisboa-Cascais-Sintra-Lisboa (A5+IC19), Lisboa-Évora-Elvas (A2+A6), Lisboa-Porto (A1), Lisboa-Torres Novas-Castelo Branco (A1+IP6+IP2), Lisboa-Vila Real de Santo António (A2+IC1), Porto-Braga-Valença-Viana do Castelo-Porto (A3+IC1), Porto-Bragança (A4+IP4), Vila Real de Santo António-Faro-Lagos (EN125) e Vila Real-Figueira da Foz (IP3).
A metodologia seguida na realização dos testes pretendeu reproduzir a utilização típica destes serviços. No entanto, convém sublinhar, os resultados obtidos reflectem apenas, e com precisão, as condições do local e do momento específico em que tiveram lugar.
A - Acessibilidade (inclui todo o País)
Chamadas |
Operador |
Optimus |
|||
Tipo de Chamada |
Móvel-Móvel |
Móvel-Fixo |
Global |
||
Total |
2860 |
4897 |
7757 |
||
100% |
100% |
100% |
|||
Chamadas |
Total |
2783 |
4724 |
7507 |
|
97.31% |
96.47% |
96.78% |
|||
Abandonadas na |
19 |
52 |
71 |
||
0.66% |
1.06% |
0.92% |
|||
Terminação Normal |
2764 |
4672 |
7436 |
||
96.64% |
95.41% |
95.86% |
|||
Chamadas não encaminhadas |
77 |
178 |
255 |
||
2.69% |
3.63% |
3.29% |
|||
Chamadas |
Total |
96 |
230 |
326 |
|
3.36% |
4.70% |
4.20% |
|||
Causas |
Sem serviço |
5 |
16 |
21 |
|
0.17% |
0.33% |
0.27% |
|||
Congestão |
0 |
89 |
89 |
||
0.00% |
1.82% |
1.15% |
|||
Falha do Canal |
22 |
27 |
49 |
||
0.77% |
0.55% |
0.63% |
|||
Outras |
69 |
98 |
167 |
||
2.41% |
2.00% |
2.15% |
Chamadas |
Operador |
Telecel |
|||
Tipo de Chamada |
Móvel-Móvel |
Móvel-Fixo |
Global |
||
Total |
2891 |
4906 |
7797 |
||
100% |
100% |
100% |
|||
Chamadas |
Total |
2788 |
4747 |
7535 |
|
96.44% |
96.76% |
96.64% |
|||
Abandonadas na |
22 |
53 |
75 |
||
0.76% |
1.08% |
0.96% |
|||
Terminação Normal |
2766 |
4694 |
7460 |
||
95.68% |
95.68% |
95.68% |
|||
Chamadas não encaminhadas |
103 |
159 |
262 |
||
3.56% |
3.24% |
3.36% |
|||
Chamadas |
Total |
125 |
212 |
337 |
|
4.32% |
4.32% |
4.32% |
|||
Causas |
Sem serviço |
2 |
8 |
10 |
|
0.07% |
0.16% |
0.13% |
|||
Congestão |
0 |
80 |
80 |
||
0.00% |
1.63% |
1.03% |
|||
Falha do Canal |
14 |
27 |
41 |
||
0.48% |
0.55% |
0.53% |
|||
Outras |
109 |
97 |
206 |
||
3.77% |
1.98% |
2.64% |
Chamadas |
Operador |
TMN |
|||
Tipo de Chamada |
Móvel-Móvel |
Móvel-Fixo |
Global |
||
Total |
2928 |
4964 |
7892 |
||
100% |
100% |
100% |
|||
Chamadas |
Total |
2773 |
4733 |
7506 |
|
94.71% |
95.35% |
95.11% |
|||
Abandonadas na |
38 |
66 |
104 |
||
1.30% |
1.33% |
1.32% |
|||
Terminação Normal |
2735 |
4667 |
7402 |
||
93.41% |
94.02% |
93.79% |
|||
Chamadas não encaminhadas |
155 |
231 |
386 |
||
5.29% |
4.65% |
4.89% |
|||
Chamadas |
Total |
193 |
297 |
490 |
|
6.59% |
5.98% |
6.21% |
|||
Causas |
Sem serviço |
4 |
19 |
23 |
|
0.14% |
0.38% |
0.29% |
|||
Congestão |
0 |
144 |
144 |
||
0.00% |
2.90% |
1.82% |
|||
Falha do Canal |
39 |
36 |
75 |
||
1.33% |
0.73% |
0.95% |
|||
Outras |
150 |
98 |
248 |
||
5.12% |
1.97% |
3.14% |
B - Qualidade Auditiva (inclui todo o País)
Chamadas |
Operador |
Optimus |
|||
Tipo de Chamada |
Móvel-Móvel |
Móvel-Fixo |
Global |
||
Total |
5552 |
9389 |
14941 |
||
100% |
100% |
100% |
|||
MOS |
1 |
MAU |
5 |
13 |
18 |
0.09% |
0.14% |
0.12% |
|||
2 |
POBRE |
23 |
27 |
50 |
|
0.41% |
0.29% |
0.33% |
|||
3 |
ACEITÁVEL |
1366 |
2480 |
3846 |
|
24.60% |
26.41% |
25.74% |
|||
4 |
BOM |
4158 |
6869 |
11027 |
|
74.89% |
73.16% |
73.80% |
|||
5 |
EXCELENTE |
0 |
0 |
0 |
|
0.00% |
0.00% |
0.00% |
Chamadas |
Operador |
Telecel |
|||
Tipo de Chamada |
Móvel-Móvel |
Móvel-Fixo |
Global |
||
Total |
5499 |
9433 |
14932 |
||
100% |
100% |
100% |
|||
MOS |
1 |
MAU |
15 |
18 |
33 |
0.27% |
0.19% |
0.22% |
|||
2 |
POBRE |
98 |
58 |
156 |
|
1.78% |
0.61% |
1.04% |
|||
3 |
ACEITÁVEL |
3658 |
2994 |
6652 |
|
66.52% |
31.74% |
44.55% |
|||
4 |
BOM |
1728 |
6363 |
8091 |
|
31.42% |
67.45% |
54.19% |
|||
5 |
EXCELENTE |
0 |
0 |
0 |
|
0.00% |
0.00% |
0.00% |
Chamadas |
Operador |
TMN |
|||
Tipo de Chamada |
Móvel-Móvel |
Móvel-Fixo |
Global |
||
Total |
5521 |
9385 |
14906 |
||
100% |
100% |
100% |
|||
MOS |
1 |
MAU |
9 |
11 |
20 |
0.16% |
0.12% |
0.13% |
|||
2 |
POBRE |
174 |
65 |
239 |
|
3.15% |
0.69% |
1.60% |
|||
3 |
ACEITÁVEL |
2001 |
3730 |
5731 |
|
36.24% |
39.74% |
38.45% |
|||
4 |
BOM |
3337 |
5579 |
8916 |
|
60.44% |
59.45% |
59.81% |
|||
5 |
EXCELENTE |
0 |
0 |
0 |
|
0.00% |
0.00% |
0.00% |