Taxa de penetração dos acessos telefónicos principais regista maior valor de sempre


No final do 2.º trimestre de 2014 (2T14) a taxa de penetração dos acessos telefónicos principais foi de 43,6 por 100 habitantes, o valor mais elevado registado até ao momento pela ANACOM.

Neste período, o parque de acessos telefónicos principais ascendeu a 4,5 milhões (valor superior em 0,3 por cento relativamente ao trimestre anterior e ao trimestre homólogo). Salienta-se que os acessos suportados em redes alternativas à rede tradicional representavam, no 2T14, 45,1 por cento, mais 1,3 pontos percentuais que no trimestre anterior e mais 4,3 pontos percentuais que no trimestre homólogo.

O Grupo PT detém a maioria dos acessos fixos principais (55,5 por cento, -0,4 pontos percentuais do que no primeiro trimestre), seguindo-se o Grupo NOS com 30,4 por cento (-0,4 pontos percentuais do que no trimestre anterior). A Vodafone foi o prestador que mais cresceu no período em análise, atingindo uma quota de 8,1 por cento (+0,8 pontos percentuais do que no primeiro trimestre).

O tráfego total de voz originado na rede fixa durante o 2T14 foi de cerca de 1,8 mil milhões de minutos e 471 milhões de chamadas. Em relação ao trimestre homólogo, o volume de minutos de voz do serviço telefónico fixo (STF) diminuiu 8,5 por cento, verificando-se uma redução generalizada em todos os tipos de tráfego.

No 2T14 foram consumidos, em média, por acesso e por mês, 112 minutos em chamadas fixo-fixo (-6 minutos do que no primeiro trimestre), 12 minutos em chamadas fixo-móvel e 8 minutos em chamadas internacionais. A descida do tráfego on-net poderá estar associada ao aumento da penetração dos pacotes que integram serviços fixos e móveis.

O Grupo PT tem uma quota de tráfego de voz em minutos de 50,9 por cento, menos 1 ponto percentual do que no trimestre anterior e menos 1,9 pontos percentuais do que no período homólogo do ano anterior. Seguem-se o Grupo NOS com uma quota de 34,6 por cento, valor idêntico ao do trimestre anterior e inferior em 0,1 pontos percentuais ao registado no trimestre homólogo, e a Vodafone com 8,7 por cento, mais 1,2 pontos percentuais do que no trimestre anterior e mais 2,5 pontos percentuais do que no trimestre homólogo.


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