Receitas dos serviços móveis diminuem 10 por cento


No final do segundo trimestre de 2014 (2T14), a penetração do serviço móvel ascendeu a 155,7 por 100 habitantes. A taxa de penetração das estações móveis com utilização efetiva foi de 122,4 por 100 habitantes.

Continua a registar-se no 2T14 a migração de assinantes de planos pré-pagos para planos combinados/híbridos e, em menor número, para planos pós-pagos, nomeadamente associados a ofertas multiple play que integram serviços fixos e móveis. Cerca de 16 por cento dos clientes residenciais do serviço telefónico móvel aderiram a este tipo de ofertas.

Os utilizadores efetivos de serviços típicos da banda larga móvel foram cerca de 4,4 milhões (menos 4,5 por cento face ao trimestre anterior e mais 7,6 por cento em relação ao trimestre homólogo de 2013). O crescimento verificado em termos homólogos deve-se ao acesso à Internet através do telemóvel, nomeadamente à opção por tarifários que integram voz e dados móveis e à crescente utilização de smartphones.

O volume de minutos de conversação originados nas redes móveis aumentou 3,1 por cento face ao primeiro trimestre e 7,8 por cento em comparação com o período homólogo. Este crescimento estará associado, sobretudo, ao acréscimo do tráfego off-net, na sequência da introdução de ofertas com chamadas “ilimitadas” e da eliminação da diferenciação tarifária on-net/off-net, nomeadamente nas ofertas em pacote.

O número de minutos de conversação por estação móvel com utilização efetiva - excluindo placas/modem e equipamentos machine-to-machine (M2M) - foi, em média, de 171 por mês. Destes, 118 foram minutos on-net, 36 foram minutos off-net, 8 tiveram como destino a rede fixa, 3 números curtos/não geográficos e 6 redes internacionais.

Em média, a duração das chamadas originadas na rede móvel - excluindo placas/modem e equipamentos M2M - foi de 153 segundos por chamada, mais 4 segundos do que no segundo trimestre de 2013.

Os utilizadores do serviço de mensagens curtas (SMS) enviaram menos 11,9 por cento de mensagens face ao período homólogo. O número médio mensal de mensagens enviadas por utilizador foi 255 (menos que as 307 enviadas no período homólogo), o que representa cerca de 9 mensagens por dia. O abrandamento registado nos últimos trimestres deve-se ao aparecimento de formas de comunicação alternativas.

O número de mensagens de valor acrescentado foi 24,3 milhões, valor que corresponde a 0,4 por cento do total de mensagens enviadas.

O número de utilizadores dos serviços de mensagens multimédia (MMS), mobile TV e videochamadas continua relativamente baixo. O tráfego registado no 2T14 apresenta decréscimos face ao trimestre homólogo (menos 8,4 por cento no caso do MMS e menos 36,1 por cento no serviço mobile TV), com exceção do serviço de videochamada que teve um aumento de 24,7 e 20,6 por cento no número de videochamadas e no volume de tráfego, respetivamente. Esta evolução dever-se-á ao aumento de equipamentos compatíveis com este serviço e a sua integração gratuita nas ofertas tarifárias.

O tráfego de roaming out, excetuando o envio de mensagens, aumentou em relação ao período homólogo, em particular o de Internet. Esta evolução poderá estar associada à entrada em vigor do Regulamento III do roaming internacional que impôs uma descida de preços nos serviços de voz, SMS e dados (Internet e MMS). O tráfego de roaming in também aumentou. Em comparação com o período homólogo, destaca-se o acréscimo do tráfego de Internet.

O volume de receitas acumuladas dos serviços a clientes no final do trimestre em análise ascendeu a cerca de 911 milhões de euros, o que representa um decréscimo de 10,3 por cento face ao período homólogo.


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