Acesso à Internet: acessos registados chegam a dois milhões


/ Atualizado em 15.10.2002

O número de clientes de serviços de acesso à Internet aumentou 26% nos últimos três meses do ano passado, ascendendo a 1,99 milhões de acessos, indicam dados compilados pelo Instituto das Comunicações de Portugal (ICP). Feitas as contas ao total do ano, constata-se que o número de clientes aumentou 319% entre o final de 1999, quando estavam registados 474 mil clientes, e o final de 2000. No mesmo período, as ligações à Internet por cabo passaram a representar 10% de todos os acessos pagos.

Do total de acessos existentes no final de 2000, cerca de 87,5% corresponde a clientes de serviço de acesso gratuito. Os utilizadores individuais são aqueles que maior apetência demonstram por este tipo de acesso. Na mesma data, o número de acessos pagos subscritos por este tipo de utilizadores decresceu 6%, face ao final de 1999. Entre o final do terceiro e quarto trimestres, no entanto, assistiu-se a um aumento deste tipo de acessos.

No que respeita exclusivamente aos acessos pagos por clientes empresariais, o número de clientes aumentou de 66 mil no final do primeiro trimestre de 2000 para 81 mil no final do quarto trimestre do mesmo ano.

O número de clientes dos serviços de acessos à Internet via cabo ultrapassou os 25 mil no final do ano passado. Este valor representa cerca de 10% do total de clientes de acessos pagos e 1,3% do total de clientes (acessos pagos e gratuitos).

Estes valores reflectiram-se necessariamente na taxa de penetração do serviço Internet em Portugal: 20% no final do ano passado, contra 5% no final de 1999.

A aceleração do ritmo de crescimento do serviço, que o aumento de 319% traduz, foi impulsionado por uma apetência significativa dos clientes pelos acessos gratuitos. Nesse sentido, deve sublinhar-se a existência de situações em que um utilizador acumula mais do que um acesso, sendo portanto contabilizado repetidamente na mesma proporção. De um modo semelhante, embora com efeitos contrários, estes valores não quantificam o número de utilizadores existentes, uma vez que por cada acesso é razoável admitir-se a existência de vários utilizadores do serviço.


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