NET.mede ultrapassa meio milhão de entradas no 1º ano


O NET.mede, ferramenta criada pela ANACOM para medir a velocidade de acesso à internet, fez durante o seu primeiro ano de vida 450 mil testes. Deste total, cerca de 420 mil destinaram-se a avaliar a velocidade da ligação à Internet e 29 mil visaram verificar a existência de traffic shaping (gestão de débito das aplicações por parte dos operadores).

Em média, a ferramenta NET.mede realizou cerca de 37 mil testes por mês. O maior número de testes foi realizado entre as 18 h e as 00 horas, período do dia em que é gerado mais tráfego de Internet.

No total, o NET.mede registou durante o seu primeiro ano de vida um total de 533 mil entradas, com o número de visualizações de páginas a atingir 1,384 milhões. Do total de entradas, 95% foram feitas a partir de Portugal e 5% do estrangeiro, com o Brasil, Reino Unido, França e Estados Unidos entre os países a partir dos quais se registou maior utilização do NET.mede.

A duração média de cada sessão foi de 3:52 minutos.

A ANACOM lançou o NET.mede em 2 de dezembro de 2013 com o objetivo de dotar o mercado de mais informação e mais transparência. Com esta ferramenta, em 30 segundos, um utilizador de internet pode saber a velocidade real da sua ligação à net e compará-la com a que tem contratada com o seu fornecedor. Este serviço de apoio ao consumidor dá aos utilizadores de Internet informação objetiva, que poderá ser importante na gestão da relação com o seu prestador de serviço, designadamente questioná-lo sobre a qualidade do serviço que está a prestar.

O NET.mede permite também fazer o teste de traffic shaping, mecanismo usado pelos operadores para gerir o tráfego de Internet através da aplicação de restrições ao tráfego e à velocidade contratadas. Basta escolher o protocolo a testar - BitTorrentFlash Video - e verificar se há ou não indícios de traffic shaping na ligação.