ICP elabora estudo sobre serviços dos CTT


/ Atualizado em 24.01.2003

A maioria dos portugueses dão 14 a 16 valores, numa escala de 1 a 20, aos serviços prestados pelos CTT - Correios de Portugal. Este é um dos resultados de um inquérito conduzido pelo Instituto das Comunicações de Portugal (ICP). O objectivo é traçar um retrato da percepção dos utilizadores sobre os serviços prestados por aquele operador postal. O relatório, bem como as recomendações dele resultantes, foram já entregues à empresa.

Quase metade dos inquiridos, cerca de 45%, considera "Bom" o serviço prestado actualmente pelos CTT, o equivalente a 14 a 16 numa escala de 1 a 20. Dos restantes, 35% considera-o "Razoável" (10 a 13) e 17% "Muito Bom" (17 a 20). As classificações de "Mau" e "Muito Mau" (1 a 9), no seu conjunto, têm uma representatividade inferior a 3% do universo inquirido.

As apreciações são igualmente positivas de um ponto de vista retrospectivo: 90% dos inquiridos disse ter sentido uma melhoria da qualidade dos serviços prestados pelos Correios durante os últimos 5 anos.

No que respeita à utilização dos serviços, uma parte significativa, 40%, afirma não utilizar os novos códigos postais. Destes, a maioria invoca a falta de hábito de envio de correspondência e o desconhecimento dos novos códigos como razões para a sua não utilização.

A maior parte dos utilizadores questionados afirma utilizar sobretudo os serviços de envio de cartas e de pagamento de serviços. Grande parte dos inquiridos (62%) defende inclusivamente que os serviços existentes nas estações de correios são suficientes. Ainda assim, muitas respostas sugerem a introdução de novos serviços, caso do serviço Multibanco, entrega de IRS, aquisição do selo automóvel, entrega de totoloto/totobola, venda de jornais e revistas e o acesso à Internet, entre outros.

Por outro lado, a informação sobre os principais serviços e sobre os horários das últimas tiragens do correio azul e normal foi considerada "pouco visível" por uma parte dos inquiridos: 27%, 26% e 25%, respectivamente. A informação sobre preços e tarifas afixada nas estações de correios foi considerada a menos visível por 35% dos inquiridos.

No que respeita ao envio de cartas, 47% dos indivíduos, afirmou enviar 1 ou menos cartas por mês. A principal razão apontada para esta reduzida utilização dos serviços postais é a preferência pela utilização do telefone (54%).

No documento resultante deste inquérito, denominado "Percepção da Qualidade dos Serviços Postais - 2001", o ICP recomenda ao operador CTT a divulgação dos novos códigos postais pelos meios adequados, para fazer face ao relativo desconhecimento dos mesmos por parte do público.

De igual modo, recomenda que a informação das características, preços e padrões de qualidade dos vários serviços de correio prestados pelos CTT seja divulgada de modo mais intenso. O mesmo se aplica à divulgação dos padrões de demora do correio normal e do correio azul, bem como das horas de recolha nos marcos e nas caixas de introdução de correspondência.

Sugere-se, ainda, que a empresa estude a possibilidade de criação de um maior número de pontos de recolha de correspondência e divulgue, pelos meios adequados, os pontos de recolha actualmente existentes.

Os resultados deste estudo foram obtidos através da realização de um inquérito de opinião. O trabalho de campo e o tratamento dos dados foi realizado por uma empresa especializada. A amostra em que se baseia este estudo é composta por 1080 entrevistas, realizadas entre 29 de Março e 12 de Abril de 2001. Os resultados apresentados têm um grau de confiança de 95% e um erro de amostragem de 3%.


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