Serviço Fixo de Telefone - novos operadores encaminham 7,4% do tráfego telefónico


/ Atualizado em 14.10.2002

Os novos operadores licenciados para o Serviço Fixo de Telefone encaminharam 7,4% de todo o tráfego telefónico originado por estas redes durante o primeiro trimestre do ano, contra 92,6% encaminhado pela PT Comunicações, revelam dados compilados pelo Instituto das Comunicações de Portugal (ICP). No mesmo período, existiam em Portugal 43,3 linhas telefónicas por 100 habitantes.

No total, foram gerados pela rede fixa 4,1 mil milhões de minutos de tráfego telefónico, o equivalente a um crescimento de 2,6% entre o último trimestre de 2000 e o primeiro deste ano. As chamadas nacionais, incluindo as ligações de acesso à Internet, foram o principal motor deste crescimento. Por si só, estas chamadas cresceram 2,8% nestes três meses. O tráfego internacional de saída, por seu turno, assinalou uma redução de 3,2%.

Desagregando os valores por tipo de tráfego, constata-se que a quota de mercado dos novos operadores nas chamadas internacionais, contada em minutos, ascende a 25,6% do total, contra 74,4% da PT Comunicações. No que respeita exclusivamente ao tráfego nacional, a relação é de 6,7% para os novos operadores e 93,3% para a PT Comunicações.

Desagregando os valores por tipo de acesso, constata-se que o acesso indirecto (pré-selecção de prestador e selecção chamada-a-chamada, este último mediante a utilização os códigos 10xy), assegurou o encaminhamento de 6,8% de todos os minutos de conversação originados pela rede fixa, dos quais 88,3% corresponderam a ligações nacionais e 11,7% a ligações de Portugal para o estrangeiro.

A relação de mercado entre o operador histórico e os restantes operadores não se reproduz no número de linhas: no final do primeiro trimestre, a PT Comunicações foi responsável por 99,6% de todas as linhas telefónicas (acessos telefónicos principais) existentes. Tal discrepância entre os valores do tráfego e o número de linhas instaladas pode ser explicado pelo peso do acesso indirecto (que se suporta sobre uma linha já instalada) e pelo perfil dos clientes dos vários operadores em actividade.

Além disso, constata-se que, cerca de 30% dos acessos directos prestados pelos novos operadores utilizaram recursos de Acesso Fixo via Rádio (FWA).

Em Março de 2001, estavam licenciados para a prestação do Serviço Fixo de Telefone 28 entidades, das quais 12 estavam efectivamente em actividade. Destes, 2 prestavam serviçes apenas em acesso directo (Cabovisão e PT Comunicações), duas apenas em acesso indirecto (Global One e TMN) e oito em ambos os tipos de acesso (HLC, Jazztel, Maxitelsat, Novis, Oni Telecom, PT Prime, Telecel e Teleweb).

Por acesso indirecto ao Serviço Fixo de Telefone entende-se a prestação de um serviço de encaminhamento de chamadas telefónicas através de um prestador com o qual o cliente não está directamente ligado. Este tipo de acesso é possível de dois modos: através da selecção chamada-a-chamada, que implica a marcação de um código (10xy) de cada vez que o utilizador pretende encaminhar uma chamada; ou através da pré-selecção de prestador, uma funcionalidade que permite a programação da linha do cliente de modo a que as chamadas elegíveis sejam encaminhadas por defeito pelo prestador seleccionado previamente pelo cliente.

O acesso directo, por seu turno, pressupõe a instalação de um equipamento no domicílio do cliente.


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