Parecer do Conselho Fiscal sobre o Plano Plurianual de Atividades 2015-2017 e o Orçamento para 2015


Parecer sobre o Plano Plurianual de Atividades 2015-2017 e o Orçamento para 2015

1. Introdução

De acordo com as disposições legais e estatutárias aplicáveis, cumpre-nos apresentar o parecer sobre o Plano Plurianual de Atividades para o triénio 2015-2017 e o Orçamento para 2015 do ICP-Autoridade Nacional de Comunicações (ICP-ANACOM).

2. Plano Estratégico 2015-2017

O ICP-ANACOM, enquanto entidade reguladora do mercado das comunicações, definiu como sua missão “regular o mercado de comunicações eletrónicas e o sector postal, assegurando a existência de condições propícias à abertura dos mercados e a uma maior concorrência, à inovação e ao investimento, de modo a possibilitar o desenvolvimento de uma diversidade de ofertas a preços competitivos e adequada às necessidades dos consumidores.”.

O cumprimento da missão do ICP-ANACOM e a concretização da sua ambição (visão) implicam a definição de um conjunto de fatores críticos de sucesso, bem como os decorrentes objetivos estratégicos e ações prioritárias a levar a efeito no triénio 2015-2017, tendo em consideração a atual situação económica e financeira do País.

Os objetivos estratégicos preconizados para o triénio em análise são:

  • Garantir e proteger os direitos dos utilizadores e dos cidadãos;
  • Promover mercados abertos e concorrenciais;
  • Garantir a eficiente gestão dos recursos públicos;
  • Promover a cooperação institucional e técnica;
  • Promover a eficiência e a eficácia interna.

Os objetivos estratégicos apresentam-se devidamente detalhados no Plano Plurianual de Atividades 2015-2017, apresentado pelo Conselho de Administração.

O documento apresenta ainda, de forma exaustiva, um conjunto de linhas de ação a desenvolver para cada um dos objetivos estratégicos definidos, bem como a respetiva calendarização.

Quanto aos meios disponíveis são de salientar:

2.1. Plano de Recursos Humanos

No seu Plano Estratégico 2015-2017 a Autoridade pretende agilizar os planos mobilizadores de desenvolvimento profissional, do modo a que seja garantida a sustentabilidade da capacidade de gerar conhecimento e inovação.

Nesta área, e para o triénio em causa, o ICP-ANACOM destaca os principais pontos de intervenção:

  • Consolidação do programa de formação integrada e de desenvolvimento “Academia” ANACOM;
  • Diagnosticar o clima organizacional para aferição das necessidades e dos níveis de satisfação dos colaboradores;
  • Implementação de ações no âmbito do programa anual de estágios profissionais e curriculares, em parceria com instituições académicas.

2.2. Plano de Investimento

O Plano de Investimento para o período 2015-2017 continuará a ser desenvolvido tendo em consideração a recuperação económica e financeira que o país atravessa, dando desta forma continuidade à promoção da eficiência da atividade e à racionalização das gastos e investimentos, na tentativa de criar condições que permitam a redução das taxas aplicadas ao sector. Não obstante, a Autoridade pretende dar continuidade aos investimentos estratégicos iniciados em anos anteriores, criando as condições adequadas e necessárias às atividades de regulação e supervisão do sector das comunicações e assessoria ao Governo que se encontram cometidas à Autoridade pelos seus estatutos.

Os programas de investimento que constam do Plano, e que visam dar continuidade às linhas de orientação delineadas em planos anteriores, apresentam-se no quadro seguinte:

Rubricas

2015

2016

2017

Variação (%)

2016/2015

2017/2016

Modernização dos laboratórios

146.000

150.000

150.000

2,74

0,00

Reapetrechamento tecnológico da monitorização do espectro

110.000

300.000

300.000

172,73

0,00

Atualizações do sistema SINCRER

528.500

260.000

260.000

(50,80)

0,00

Sondas TDT

51.000

100.000

100.000

96,08

0,00

SIC

420.000

100.000

100.000

(76,19)

0,00

Adequação tecnológica-arquitetura e plataformas tecnológicas

1.615.000

1.365.000

1.365.000

(15,48)

0,00

Aquis. equipamentos básicos radioelétricos diversos

70.000

100.000

100.000

42,86

0,00

Aquis. equipamentos informáticos diversos

135.000

135.000

135.000

0,00

0,00

Aquisições correntes diversas

154.000

164.000

164.000

6,49

0,00

TOTAL

3.229.500

2.674.000

2.674.000

(17,20)

0,00

Unidade: Euros

2.3. Plano Financeiro

O Plano Financeiro 2015-2017 reflete a quantificação adequada dos meios financeiros necessários para a execução das atividades previstas no plano.

Apresentamos de seguida o Plano de Rendimentos:

Rubricas

2015

2016

2017

Variação (%)

2016/2015

2017/2016

Comunicações eletrónicas 

* Declarações comprovativas de direitos

14.000

14.000

14.000

0,00

0,00

* Exercício de atividade de comunicações eletrónicas

24.480.000

24.300.000

24.200.000

(0,74)

(0,41)

* Utilização de frequências - SCET[1]

37.933.200

37.933.200

37.933.200

0,00

0,00

* Utilização de frequências - restantes

11.042.800

10.651.200

10.365.400

(3,55)

(2,68)

* Utilização de números

1.756.200

1.756.200

1.756.200

0,00

0,00

Exercício da atividade postal

1.500.000

1.983.600

2.100.000

32,24

5,87

ITED-ITUR

43.100

43.100

43.100

0,00

0,00

Restantes prestações de serviço

405.000

405.000

405.000

0,00

0,00

Juros e outros rendimentos similares

863.000

650.000

450.000

(24,68)

(30,77)

Outros rendimentos e ganhos

155.400

155.400

155.400

0,00

0,00

Rendimentos

78.192.700

77.891.700

77.422.300

(0,38)

(0,60)

Unidade: Euros

No Plano de Rendimentos as principais fontes de receita proveem da liquidação e cobrança de todas as taxas inerentes à atividade dos fornecedores de redes e serviços de comunicações eletrónicas, à utilização de frequências e à utilização de números, que representam cerca de 96% do total dos rendimentos orçamentados.

O Plano de Gastos para o triénio em análise apresenta-se de seguida:

Rubricas

2015

2016

2017

Variação (%)

2016/2015

2017/2016

Fornecimentos e serviços externos

11.193.000

11.223.600

11.073.600

0,27

(1,34)

Gastos com o pessoal

23.062.400

23.380.900

23.699.600

1,38

1,36

Gastos de depreciação e amortização

3.207.500

3.221.500

2.986.200

0,44

(7,30)

Perdas por imparidade

90.000

90.000

90.000

0,00

0,00

Provisões do período

5.338.800

5.400.000

5.400.000

1,15

0,00

Outros gastos e perdas

7.211.700

7.078.500

7.059.800

(1,85)

(0,26)

Gastos

50.103.400

50.394.500

50.309.200

0,58

(0,17)

Unidade: Euros

O Plano de Gastos integra o conjunto de despesas necessárias para assegurar o desenvolvimento das atividades inerentes ao cumprimento das funções atribuídas ao ICP-ANACOM, nomeadamente, a regulação e supervisão do sector das comunicações, a gestão e fiscalização do espectro radioelétrico, a monitorização das obrigações das entidades concessionárias licenciadas e autorizadas para a prestação de serviços de comunicações, a representação do Estado Português, o pagamento de quotizações a organismos internacionais de correios e telecomunicações, e a assessoria ao Governo. Sublinhe-se a evidência de uma relevante contenção de gastos totais, a qual, fruto das reduções realizadas nos anos anteriores, se torna cada vez mais limitada.

O ICP-ANACOM assegura uma contribuição como instituidor para a FPC - Fundação Portuguesa das Comunicações e participa nas despesas de funcionamento da Autoridade da Concorrência, dando cumprimento às orientações do Governo.

Obtivemos explicação, considerada razoável, para as estimativas efetuadas. Verifica-se também que os Planos de Investimento e de Gastos apresentam cobertura orçamental.

3. Orçamento para 2015

A proposta de Orçamento do ICP-ANACOM para o exercício 2015 teve em consideração os pressupostos e valores considerados no plano financeiro, que constitui parte integrante do Plano Plurianual de Atividades 2015-2017, bem como a atual situação económica e financeira do País.

3.1. Orçamento de Investimento

O Orçamento de Investimento para 2015 pretende dar continuidade e concretizar a modernização e reapetrechamento dos centros de fiscalização e dos sistemas de informação, no sentido de dotar o ICP-ANACOM com os meios necessários para acompanhar as grandes transformações que se estão a concretizar ao nível das comunicações e garantir o suporte adequado dos sistemas de informação.

Rubricas

2015

Terrenos e Edifícios

160.000

Equipamento básico radioelétrico

790.500

Equipamento de transporte

24.000

Equipamento administrativo

1.175.000

Programas de computador (Software)

1.020.000

Adaptação de Instalações

60.000

TOTAL

3.229.500

Unidade: Euros

Os investimentos previstos pretendem dar continuidade à modernização e reapetrechamento das atividades de monitorização e fiscalização e à necessária atualização dos sistemas de informação do ICP-ANACOM.

Do valor orçamentado para o investimento a realizar durante o exercício de 2015, destacam-se os seguintes projetos:

  • Atualização e modernização dos equipamentos de monitorização do espectro;
  • Desenvolvimento da plataforma tecnológica georreferenciada de suporte ao SIC (Sistema de Informação Centralizado), dando cumprimento legal ao Decreto-Lei n.º 123/2009;
  • Renovação e atualização do sistema informático, quer a nível de hardware (parque servidor), quer a nível de desenvolvimento de novas aplicações de suporte às atividades “core” do ICP-ANACOM.

3.2. Orçamento de Rendimentos

Rubricas

2015

Taxas de exercício de atividade de Com. Eletrónicas

24.480.000

Taxas de utilização de frequências

48.976.000

Taxas de utilização de Números

1.756.200

Taxas de exercício de atividade de Serviços Postais

1.500.000

Restantes prestações de serviços

462.100

Juros e rendimentos similares obtidos

863.000

Outros rendimentos e ganhos

155.400

TOTAL

78.192.700

Unidade: Euros

O Orçamento de Rendimentos para 2015 resulta da aplicação das taxas previstas na legislação em vigor. O apuramento dos valores finais teve ainda em conta a variação da atividade de cada uma das naturezas de serviço, sendo a política de tarifário adequada à necessidade de cobertura de gastos e investimento do ICP-ANACOM.

O valor orçamentado em Juros e rendimentos similares obtidos inclui, fundamentalmente, os ganhos decorrentes dos juros dos depósitos à ordem e das aplicações financeiras decorrentes dos excedentes de tesouraria.

Registados como Outros rendimentos e ganhos, encontram-se os valores relativos a subsídios da União Europeia e outros rendimentos de pequeno e ocasional valor, que resultam da venda de cadernos de encargos, sucatas, alienação de bens, entre outros.

3.3. Orçamento de Gastos

Rubricas

2015

Fornecimentos e serviços externos

11.193.000

Gastos com o pessoal

23.062.400

Gastos de depreciação e amortização

3.207.500

Perdas por imparidade

90.000

Provisões do período

5.338.800

Outros gastos e perdas

7.211.700

TOTAL

50.103.400

Unidade: Euros

Na rubrica Fornecimentos e serviços externos, que representam cerca de 22% do orçamento de gastos do ICP-ANACOM, destacamos, pela sua importância, os custos orçamentados com Trabalhos especializados (3.408.800 euros), com Conservação e reparação (2.685.200 euros), e Rendas e alugueres (1.669.800 euros).

A conta Gastos com o pessoal, que representa cerca de 46% do Orçamento de Gastos, apresenta um valor orçamentado de 23.062.400 euros.

O montante de 3.207.500 euros registado como Gastos de depreciação e amortização inclui a depreciação dos equipamentos em poder do ICP-ANACOM de acordo com as taxas específicas (bens transitados dos CTT) ou taxas genéricas definidas no Decreto Regulamentar n.º 25/2009, de 14 de Setembro.

As variações líquidas ocorridas, respeitantes a imparidades que afetem as dívidas a receber apresentam-se orçamentadas na conta Perdas por imparidade, a qual apresenta um valor de 90.000 euros.

A conta Provisões do período apresenta um valor orçamentado de 5.338.800 euros, para fazer face às ações judiciais intentadas contra a Autoridade, nomeadamente as relacionadas com impugnações de deliberações tomadas no âmbito da regulação do mercado. O ICP-ANACOM considerou necessário rever a regra e termos do cálculo das estimativas para a constituição de provisões, facto que conduziu a um aumento significativo deste tipo de gastos.

Em Outros gastos e perdas destacam-se as rubricas Participações/Transferências (5.526.100 euros) e as Quotizações (963.100 euros).

4. Parecer

Face à análise a que se procedeu dos elementos que para o efeito foram entretanto disponibilizados ao Conselho Fiscal, retificado com os dados apresentados nesta data, é nossa opinião que, quer o Plano Plurianual de Atividades 2015-2017, quer o Orçamento de 2015 do ICP-ANACOM, enquadrados nos objetivos estratégicos e ações prioritárias traçadas, se encontram em condições de ser submetidos à aprovação ministerial, de acordo com o disposto nos respetivos estatutos.

Lisboa, 14 de agosto de 2014

O Conselho Fiscal

Dr. Henrique Armando Antunes Ferreira - Presidente

Oliveira, Reis & Associados, SROC, Lda.
Representada por
Dr. José Vieira dos Reis, ROC n.º 359

Dr. Duarte Nuno de Carvalho Gomes de Castro - Vogal