Serviço de televisão por subscrição cresce 5,7% em 2014


O serviço de televisão por subscrição (TVS) fechou o ano de 2014 com cerca de 3,35 milhões de assinantes, número que traduz um aumento homólogo de 5,7 por cento, a que correspondem 179 mil novos clientes. O crescimento no 4.º trimestre foi de 1,7 por cento.

O crescimento deste serviço foi impulsionado pelas ofertas suportadas em fibra ótica (FTTH/FTTB), cujo número de subscritores aumentou 32,6 por cento no último do ano. No final de 2014 a fibra era responsável por 18,7 por cento dos clientes do serviço de televisão paga - sendo a tecnologia que mais tem vindo a crescer -, e já ultrapassou o DTH (satélite), responsável por 17,9 por cento dos clientes do serviço.

No final do ano, o cabo continuava a ser a principal tecnologia de acesso ao serviço, representando 40,8 por cento do total de assinantes, seguido do xDSL com 22,6 por cento.

O Grupo NOS detém a quota mais elevada de assinantes de TVS, com 44 por cento. Seguem-se a PTC/MEO, a Vodafone e a Cabovisão com quotas de 42,2, 7,5 e 6,2 por cento. A Vodafone foi o prestador que, em termos líquidos, mais assinantes captou no 4.º trimestre à semelhança, aliás, do que acontece desde o final de 2013.

As receitas totais do serviço de TVS (stand-alone e pacotes que englobam este serviço) totalizaram 1349 milhões de euros em 2014 (mais 9,8 por cento do que no período homólogo), sendo que os pacotes triple/quadruple/quintuple play foram o principal driver do crescimento da receita.

Do total de lares com televisão paga, 67,2 por cento dispunham de mais de 80 canais (um aumento de 8,6 pontos percentuais em termos homólogos).

No final de 2014, cerca de 18,6 por cento dos lares com TVS tinham acesso a canais premium, menos 0,7 pontos percentuais do que no período homólogo, mas mais 1,6 pontos percentuais do que no trimestre anterior.

O nível de utilização das funcionalidades do serviço de TVS continua a aumentar. No 4.º trimestre de 2014 cerca de 62 por cento dos assinantes utilizaram pelo menos uma das funcionalidades disponíveis. Cerca de 46 por cento dos assinantes utilizaram o serviço de gravador e o serviço de restart tv (ver do início/rever programas), enquanto 47 e 40 por cento, respetivamente, utilizaram o guia de programação e o serviço pausa TV. O serviço de videoclube/vídeo on demand foi utilizado por 16 por cento dos assinantes.


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