Exposição ''O cabo submarino num mar de conetividades''


Terá lugar a 18 de maio de 2015, na Fundação Portuguesa das Comunicações (FPC), a inauguração da exposição "O cabo submarino num mar de conetividades", promovida pela ANACOM, que conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.

Esta exposição, que integra o conjunto de atividades e eventos que decorrem em todo o mundo no contexto da comemoração dos 150 anos da União Internacional das Telecomunicações (UIT), estará patente ao público entre 19 de maio de 2015 e 30 de abril de 2016.

O papel desempenhado pelos cabos submarinos tem sido crucial para o desenvolvimento das comunicações ao longo dos tempos.

Portugal, usufruindo da sua posição geográfica e da sua capacidade de inovação, soube afirmar-se, desde 1870, na rede mundial de cabos submarinos como um importante ponto de amarração de sistemas internacionais, promovendo e facilitando as comunicações entre os continentes e contribuindo para unir as comunidades em que se insere.

Do passado ao presente, esta exposição perspetiva o futuro, através de uma mostra do estado atual da investigação na indústria das comunicações óticas, e dá a conhecer aspectos históricos ligados à tecnologia, destacando:

  • a comunicação nos Impérios, do século XIX a meados do século XX - os cabos telegráficos e a alternativa via rádio;
  • a comunicação entre as Nações, na 2.ª metade do século XX - os cabos telefónicos e a alternativa via satélite;
  • a comunicação entre as pessoas, coincidente com o desenvolvimento da Internet, desde os finais do século XX - os cabos de fibra ótica com capacidade para suportar toda a comunicação multimédia.

A exposição, preparada pela ANACOM em colaboração com a FPC, foca os impactos tecnológicos, económicos e sociais das comunicações globais, nomeadamente na área das tecnologias da informação e da comunicação (TIC).


Mais informação:

  • WTISD 2015 http://www.itu.int/en/wtisd/2015/Pages/default.aspx