Fibra ótica impulsiona crescimento do serviço de TV por subscrição


No final do primeiro trimestre de 2015 existiam em Portugal 3,404 milhões de assinantes do serviço de televisão por subscrição (TVS), mais 54 mil do que no trimestre anterior e mais 194 mil do que no mesmo período homólogo.

O crescimento do serviço deveu-se sobretudo às ofertas suportadas em fibra ótica (FTTH/B), cujo número de subscritores aumentou 7% face ao trimestre anterior, para 671 mil, mas todas as tecnologias registaram um crescimento no período em análise. Pela primeira vez desde meados de 2012, os subscritores de redes de televisão por cabo aumentaram (0,2%), para 1,370 milhões.

No final de março, o serviço de distribuição de TV por cabo representava 40,2% do total de assinantes, enquanto o xDSL representava 22,3%. A fibra ótica (FTTH/B) já representa perto de 20% do total de assinantes, sendo a tecnologia que mais tem vindo a crescer. O DTH era utilizado por 17,7% do total de assinantes.

Estima-se que cerca de 84,5% dos assinantes do serviço de televisão por subscrição dispunham deste serviço integrado em pacote. O número de assinantes com o serviço de TV por subscrição integrado num pacote aumentou 2,8% no 1.º trimestre.

No que respeita a quotas de clientes, o Grupo NOS detinha a quota mais elevada de assinantes de TV por subscrição (43,9%), seguindo-se a MEO, a Vodafone e a Cabovisão com quotas de 41,7%, 8,2% e 5,9%, respetivamente. A Vodafone foi o prestador que, em termos líquidos, mais assinantes captou no período em análise.

As receitas totais do serviço de TV por subscrição (stand-alone e pacotes que englobam este serviço) totalizaram 406 milhões de euros no primeiro trimestre de 2015, sendo que os pacotes triple/quadruple/quintuple play foram o principal driver do crescimento da receita.

A receita média mensal dos pacotes que englobam o serviço de TV por subscrição foi de 40,9 euros no 1.º trimestre.

No final de março, cerca de 17,9% dos lares com televisão paga tinham acesso a canais premium (menos 0,7 pontos percentuais face ao trimestre anterior), enquanto 68% dispunham de mais de 80 canais (um aumento de 6,8 pontos percentuais em termos homólogos) - dados do Barómetro de Telecomunicações da Marktest.

De acordo com a mesma fonte, o nível de utilização das funcionalidades do serviço de TV paga continua a aumentar. Cerca de 67% dos utilizadores utilizaram pelo menos uma das funcionalidades do serviço. Cerca de 53% utilizaram as gravações automáticas, 48% utilizaram o guia de programação e 40% usaram o serviço pausa TV. O videoclube/vídeo on demand foi utilizado por cerca de 15% dos assinantes.


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