8.ª reunião da PTC do CPG - Cluj-Napoka


Decorreu em Cluj-Napoka (Roménia), de 21 a 24 de abril de 2015, a 8.ª reunião da Equipa de Projeto C (PTC) do Grupo de Preparação de Conferências (CPG 15), no quadro da próxima Conferência Mundial das Radiocomunicações de 2015 (WRC-15) da União Internacional das Telecomunicações (UIT), que irá decorrer de 2 a 7 de novembro.

Este grupo tem como mandato a preparação das propostas comuns europeias (ECP) à WRC-15 em temas que abrangem os serviços de amador (identificação de espectro adicional nos 5 MHz), serviço móvel aeronáutico [espectro via satélite para control and non-payload communications (CNPC) das unmanned aircraft vehicles (UAV), serviço móvel marítimo por satélite, identificação de espectro para aplicações de identificação de navios nas ligações via satélite (SAT-AIS), identificação de espectro para o serviço móvel aeronáutico para aplicações de comunicações sem fios em aviões (WAIC) e ainda a identificação de espectro para aplicações automotivas de radares de curto alcance (SRR) na faixa de frequências dos 78 GHz].

Aprovaram-se alguns projetos de ECP, nomeadamente para o serviço móvel marítimo, como a proposta duma máscara de densidade de fluxo de potência para as emissões dos satélites em aplicações de sistema de identificação automática (AIS), sobre a identificação de espectro para aplicações WAIC na faixa dos 4,2-4,4 GHz e para aplicações SRR na faixa dos 78 GHz. Não foi de todo possível chegar-se a um consenso entre as várias administrações da CEPT, para os temas das unmanned aircraft vehicles (UAV) e do Global Flight Tracking (GFT).

Foram aprovadas as brief (documentos-base das futuras propostas comuns europeias), sobretudo com a adição dos resultados das últimas reuniões da UIT-R dos estudos de partilha de faixas de frequências entre serviços e dos estudos de compatibilidade entre sistemas, as quais permitirão desenhar as várias soluções de resolução de cada um dos pontos da agenda. Também foram adicionadas as posições de outras organizações regionais.

Estas ECP e brief serão agora postas à consideração do grupo CPG para aprovação.

Esta foi a última reunião deste grupo. Os temas que não foram completados, por causa da falta de consensos entre as administrações CEPT, serão doravante tratados ao nível da CPG.