70.ª reunião do WG SE - Helsínquia


Decorreu em Helsínquia (Finlândia), de 4 a 8 de maio de 2015, a 70.ª reunião do Grupo de Trabalho de Engenharia de Espectro (WG SE) do ECC. Contou com a presença de 57 participantes, incluindo o observador do Gabinete Europeu de Comunicações (ECO), bem como representantes da indústria e operadores (ANITEC, APWPT, Airbus Defence and Space, Arqiva, Car2Car Communication Consortium, CRAF, EBU, Ericsson, Inquam Deutschland GmbH, Inmarsat, Orange, Ring Advocacy, Robert Bosch GmbH, TeliaSonera AB, Thales Alenia Space e Wi-Fi Alliance).

Foram aprovados os seguintes documentos, após a fase de consulta:

  • Draft ECC Report 232 on Compatibility between Fixed Satellite Service uncoordinated receive Earth Stations and the Fixed Service in the band 17.7-19.7 GHz;
  • Draft ECC Report 233 on Adjacent band compatibility studies for aeronautical CGC systems operating in the bands 1980-2010 MHz and 2170-2200 MHz;
  • Draft ECC Report 234 on Analyses of LDC UWB mitigation techniques with respect to incumbent radiocommunication services within the band 3.1 to 3.4 GHz;
  • Draft ECC Report 235 on Assessment of the feasibility of the possible joint use, on a long term basis, of the adjacent bands 5.925-6.425 GHz and 6.425-7.125 GHz for P-P links.

Foram preliminarmente adotados e enviados para consulta pública os seguintes documentos:

  • Draft ECC Report 239 on Compatibility and sharing studies for BB PPDR systems operating in the 700 MHz range;
  • Draft ECC Report 240 on Compatibility studies regarding Broadband PPDR and other radio applications in 410-430 and 450-470 MHz and adjacent bands.

Os trabalhos da Equipa de Projeto da Engenharia do Espectro 7 (PT SE7) do WGSE em relação à compatibilidade para a introdução de equipamentos para a produção de programas e eventos especiais (PMSE) nas faixas 694-703MHz; 733-758 MHz, 1350-1400 MHz e 1492 1525 MHz estão em curso, faltando considerar um conjunto de contributos e conciliar as respetivas conclusões, previsivelmente até setembro próximo.

Em relação ao trabalho da Equipa de Projeto da Engenharia do Espectro 19 (PT SE19), no âmbito do serviço fixo, esta encontra-se a elaborar o relatório sobre um questionário que foi enviado sobre a eventual utilização de tecnologias multiple input, multiple ouput (MIMO) para o serviço fixo dado o interesse demonstrado por parte dos fabricantes e operadores.

Em relação aos trabalhos no âmbito dos equipamentos de pequena potência e curto alcance (SRD), em curso na Equipa de Projeto da Engenharia do Espectro 19 (PT SE19), de notar que os relativos ao mandato dos 5 GHz para sistemas de acesso sem fios (WAS)/ rede local via rádio (RLAN) ainda não se encontram finalizados. Foram recebidas orientações do ECC da CEPT e da Comissão Europeia (CE), nomeadamente faseando os trabalhos que faltam por finalizar, sendo que a CE mantém a sua posição sobre o prazo de 2016 para a finalização de todos os trabalhos. Foi ainda discutida a possibilidade de se analisar a introdução do long term evolution - unlicensed (LTE-U) / long term evolution - License Assisted Access (LTE-LAA) como alternativa ao Wi-Fi, tendo-se concluído que o grupo iria analisar os contributos que forem recebidos sobre esta tecnologia. De notar ainda que o Instituto Europeu de Normas de Telecomunicações (ETSI), no que respeita as redes de banda larga de acesso via rádio (BRAN), indicou não estar a analisar a compatibilidade entre os Wi-Fi 5GHz e o Broadband Fixed Wireless Access (BFWA), pois considera serem tecnologias semelhantes. Assim, por ser uma questão de compatibilidade entre sistemas, o ETSI BRAN introduziu o requisito de adaptabilidade na norma EN 301 893 v.1.8.1.

Em relação aos assuntos da Equipa de Projeto da Engenharia do Espectro 40 (PT SE40) sobre satélites, este grupo foi mandatado para elaborar um relatório com base na nova campanha de medições às emissões dos novos satélites da Iridium, por forma a perceber se os mesmos protegem o serviço de radioastronomia.

A próxima reunião do WG SE terá lugar de 28 de setembro a 2 de outubro de 2015, em França.