Decorreu em Dublin (República da Irlanda), a 19 e 20 de maio de 2015, a 51.ª reunião do Comité Técnico 210 (TC210) do CENELEC.
Foram aceites e serão enviados para votação nos comités nacionais, as modificações a incluir no âmbito da EN 55035: “For equipment that fall within the scope of the EN 300 386 and the EN 301 489-x series, the requirements within these product specific/product family standards take precedence over the requirements within this standard”.
No que respeita as comunicações através de rede de transmissão elétrica (PLC), a Norma EN 50561-3 será enviada para votação e o mandato M/313 será concluído no fim dos trabalhos e da publicação das normas EN 50561-2 e EN 50561-3. O grupo de trabalho 11 irá iniciar um novo item com a introdução da tecnologia Multiple Input Multiple Output (MIMO) na norma EN 50561-1.
Quanto ao ultra high frequency (UHF) - Dividendo Digital, o grupo de trabalho conjunto do Comité Europeu de Normalização Eletrotécnica (CENELEC)/ Instituto Europeu de Normas de Telecomunicações (ETSI) do dividendo digital irá submeter o documento TR 103 288 para circulação e votação nos comités nacionais. O Comité alemão colocou em discussão um documento sobre o trabalho do grupo de trabalho 12, nomeadamente sobre a responsabilidade do CENELEC para os parâmetros da compatibilidade eletromagnética (CEM) e a responsabilidade do ETSI para os parâmetros de rádio, nos recetores de radiodifusão, tendo ficado decidido encontrar um entendimento comum entre o CENELEC e o ETSI sobre estas áreas de trabalho.
Por último, face ao Wireless Power Transfer (WPT), o grupo de trabalho 2 WPT ficou de se clarificar, junto do Comité de Avaliação de Conformidade e Acompanhamento do Mercado de Equipamentos Terminais de Telecomunicações e de Equipamentos de Rádio (TCAM), como esta área será abrangida pelas diretivas Compatibilidade Eletromagnética (EMC) ou Diretiva Rádio (RED).