Reunião dos Grupos de Trabalho WP1A e WP1B - Genebra


Decorreram em Genebra (Suíça), de 3 a 10 de junho de 2015, a 4.ª reunião do Grupo de Trabalho 1A (WP 1A) e a 5.ª reunião do Grupo de Trabalho 1B (WP 1B), relativas ao período de estudo (2012-2015) que antecede a próxima Conferência Mundial de Radiocomunicações de 2015 (WRC-15), a qual terá lugar em novembro. O WP 1A trata de assuntos relacionados com técnicas de engenharia de espectro e o WP 1B com metodologias de gestão de espectro e estratégias económicas.

Os assuntos em maior destaque tratados nesta reunião do WP 1A foram a coexistência de sistemas de telecomunicações com fios e sistemas de radiocomunicações e assuntos relacionados, incluindo Power Line Telecommunications (PLT) e redes inteligentes (smart grids), estando em desenvolvimento um relatório sobre sistemas de gestão de energia de redes inteligentes. Outro assunto de destaque e com bastante atividade no grupo é o Wireless Power Transmission (WPT), sendo que o grupo iniciou a revisão do Relatório ITU-R SM.2303-0 sobre Wireless power transmission using technologies other than radio frequency beam aprovado em 2014, dado ter havido muitos desenvolvimentos no último ano que assim o justificava. Continuou a desenvolver uma proposta de Recomendação sobre Frequency ranges for global or regional operation and Human Hazards of non-beam Wireless Power Transmission (WPT) systems, assim como uma nova proposta de relatório sobre Introduction to wireless power transmission via radio frequency beam. Foi efetuada uma proposta de revisão à Recomendação ITU-R SM.1132 relativa a General principles and methods for sharing between radiocommunication services, tendo, em particular, sido inseridas técnicas de partilha baseada na utilização de bases de dados de espectro e de geolocalização, assim como a utilização de técnicas de sensing entre outras. Foi finalizado o relatório sobre a utilização de serviços ativos em faixas de frequências acima dos 275 GHz, Technology trends of active services in the band above 275 GHz, sendo de notar que os estudos para proteger os serviços passivos ainda terão de ser efetuados. A Recomendação ITU-R SM.1541 sobre Unwanted emissions in the out-of-band domain, foi revista, em particular, para atualizar o anexo 6 sobre limites de emissão fora-de-banda para sistemas de radiodifusão televisiva.

Os assuntos em maior destaque tratados nesta reunião do WP 1B foram o desenvolvimento de uma recomendação (ou relatório, ainda não há consenso sobre o tipo de documento a desenvolver) sobre Global harmonization of SRD categories, que propõe o desenvolvimento de definições comuns para algumas categorias de dispositivos de curto alcance em que se verificou existir algum nível de harmonização a nível mundial, tendo em conta as respostas recebidas ao questionário elaborado em 2014. Continua em desenvolvimento o relatório sobre Spectrum management principle, challenges and issues related to radio systems emplying cognitive capabilities, item de trabalho que teve início com o denominado tema white spaces na faixa de ultra high frequency (UHF) com base em técnicas cognitivas, tendo evoluído para um tema mais genérico, denominado por acesso dinâmico ao espectro (DSA) através de sistemas que implementem técnicas cognitivas. O WP 1B finalizou o relatório sobre assuntos relacionados com o dividendo digital, The challenges and opportunities for spectrum management resulting from the transition to digital terrestrial television in the UHF bands, cujo objetivo foi recolher informação sobre experiência regional e nacional no que diz respeito ao dividendo digital nas faixas de very high frequency (VHF) e UHF, incluindo assuntos regulamentares, económicos e sociais, e aspectos de replaneamento do especto, entre outros. O WP1B está também a desenvolver um relatório sobre ferramentas de regulação inovadoras, nomeadamente, Innovative regulatory tools to support enhanced shared use of the spectrum e que inclui o conceito de Licensed Shared Access (LSA) desenvolvido pela Conferência Europeia das Administrações de Correios e Telecomunicações (CEPT). Foi ainda iniciada a revisão da Recomendação ITU-R SM.1046 sobre Definition of spectrum use and efficiency of a radio system, do Relatório ITU-R SM.2012-4 sobre Economic aspects of spectrum management e do Relatório ITU-R SM.2153 sobre Technical and operating parameters and spectrum requirements for short-range devices.