ANACOM debate regulação no novo ecossistema digital


A regulação no novo ecossistema digital é o tema em debate na 8ª conferência da ANACOM que se vai realizar no próximo dia 22 de setembro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

A convergência entre as tecnologias de informação, as telecomunicações e os media criou um ecossistema digital muito complexo, com novos players, que impõe importantes desafios aos modelos de negócio e de regulação. Equacionar e debater as múltiplas questões que se colocam com este novo ecossistema é uma exigência para todos os que atuam neste enquadramento em mudança, sobretudo para o regulador.

Os trabalhos serão abertos pela presidente da ANACOM, Fátima Barros, que abordará o tema da conferência na perspetiva do regulador mas também de presidente do BEREC (Organismo de Reguladores Europeus das Comunicações Eletrónicas), cabendo a Mario Campolargo, da Direção E-Net Futures da Comissão Europeia, apresentar a estratégia do Digital Single Market publicada pela Comissão Europeia no passado mês de maio.

Os desafios da regulação para 2020 e a sua implicação na revisão do quadro regulamentar do setor serão temas a debater pelo presidente do Belgian Institute for Postal Services and Telecommunications, Jack Hamande, que apresentará a visão do regulador; por Steffen Hoernig, professor da Nova School of Business and Economics, que abordará o tema numa perspetiva mais académica; e por Paulo Veríssimo, professor da Universidade do Luxemburgo, que se debruçará mais sobre os problemas da cibersegurança. Este painel será moderado por João Confraria, administrador da ANACOM.

Os presidentes da MEO (Paulo Neves), NOS (Miguel Almeida), Vodafone (Mário Vaz) e Microsoft Portugal (João Couto) discutirão temas como os OTT, a Internet das coisas, o big data, e a sua visão sobre a revisão do quadro regulamentar, num painel moderado por Nicolau Santos e Pedro Guerreiro, jornalistas do Expresso.

Caberá ao vice-presidente da ANACOM, José Perdigoto, encerrar os trabalhos.

A participação na 8ª conferência da ANACOM é gratuita e aberta a todos os interessados, apenas sujeita a inscrição prévia online, até ao próximo dia 17.


Consulte: