ANACOM recebe menos reclamações no 1º semestre


No 1º semestre deste ano a ANACOM recebeu 27.397 reclamações sobre serviços de comunicações eletrónicas, menos 19,6% face ao número registado no semestre anterior e menos 14,5% em termos homólogos. É uma evolução favorável que se regista em todos os serviços e em todos os operadores, que viram reduzir o número de reclamações face aos dois semestres anteriores, importando continuar a acompanhar e verificar se esta tendência prossegue nos próximos semestres.

Questões relacionadas com a venda do serviço (18,8% do total), o cancelamento do serviço (14,1%), a sua faturação (12,4%) e os problemas com equipamentos (12,3%) totalizam mais de metade das reclamações recebidas no semestre.

No conjunto dos serviços de comunicações eletrónicas, a NOS registou a maior taxa de reclamação no período em análise, com 0,99 reclamações por mil clientes. De entre os prestadores com maior expressão no mercado, a Vodafone e a MEO foram os menos reclamados no período em análise, ambos com 0,54 reclamações por mil clientes.

De acordo com as reclamações recebidas pela ANACOM, os pacotes de serviços continuam a ser o serviço mais reclamado, totalizando no 1º semestre 7.353 reclamações, menos 13% que no semestre anterior. A Vodafone foi o prestador mais reclamado com 2,97 reclamações por mil clientes; seguindo-se a NOS com 2,65 reclamações por mil clientes. No entanto, ambos os prestadores reduziram as reclamações, tanto em termos homólogos, como face ao semestre anterior.

O segundo serviço mais reclamado é o serviço telefónico móvel, com 7.341 reclamações, menos 25,3% que no semestre anterior. A NOS foi o prestador mais reclamado no semestre, com 1,22 reclamações por mil clientes, seguindo-se a MEO com 0,52 reclamações por mil clientes.

No primeiro semestre, o serviço de televisão por subscrição foi alvo de 2.047 reclamações, menos 25,8% do que no semestre anterior. Com 0,74 reclamações por mil clientes a NOS foi o operador mais reclamado. O segundo operador mais reclamado foi a Vodafone com 0,65 reclamações por mil clientes.

No serviço de acesso móvel à internet registaram-se 1.393 reclamações, menos 24,5% do que no semestre anterior. A NOS foi o prestador com mais reclamações por mil clientes, 0,44, seguida da MEO (0,24 reclamações por mil clientes).

O serviço de acesso fixo à internet registou 1.148 reclamações, menos 32,8% face ao semestre anterior. A Cabovisão foi o prestador mais reclamado, com 0,59 reclamações por mil clientes, seguindo-se a NOS com 0,51.

No mesmo período, o serviço fixo de telefone foi alvo de 1.171 reclamações, menos 24,7% face aos seis meses anteriores, com a NOS a ser o operador mais reclamado (0,43 reclamações por mil clientes), seguida da AR Telecom com 0,39 reclamações.

No setor postal também se assistiu a uma redução do número de reclamações que chegaram à ANACOM. Entre janeiro e junho a ANACOM recebeu 3.626 reclamações sobre serviços postais, menos 14,3% do que no semestre anterior e menos 4,2% do que no período homólogo. As reclamações sobre o serviço de distribuição de envios postais perfazem 43,8% do total, seguindo-se os problemas com o atendimento nos postos e nas estações de correio que representam 27,2% das reclamações analisadas, os problemas relacionados com a falta de tentativa de entrega de correspondência e encomendas no domicílio (14,1%), e as questões relacionadas com o atraso na entrega de objetos postais (13%). O prestador CTT - Correios de Portugal foi o mais reclamado neste período.

As reclamações sobre o serviço de televisão digital terrestre, um total de 234 no 1º semestre de 2015, caíram para metade face ao semestre anterior e reduziram-se em 48,5% em termos homólogos.

Considerando também as reclamações relativas a um conjunto de outros serviços em que se integra os serviços da sociedade de informação, os serviços de tarifa majorada, os serviços de valor acrescentado baseados no envio de SMS/MMS e os serviços de audiotexto, bem como as reclamações de caráter genérico que não incidem especificamente sobre serviços de comunicações, a ANACOM recebeu no 1º semestre um total de 33.015 reclamações.


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