''Nota positiva'' aos correios não evita desconhecimento de preços e serviços


/ Atualizado em 04.02.2002

Os portugueses estão, de uma forma geral, satisfeitos com o serviço prestado pelos CTT, revela um estudo do ICP sobre a Percepção da Qualidade dos Serviços de Correios pelos consumidores. A imagem do operador postal sai reforçada, com a maioria dos inquiridos a considerar que nos últimos cinco anos se observou uma melhoria no serviço prestado.

O estado de conservação da correspondência e dos volumes recebidos, o aspecto interior e exterior das estações de Correios, o custo dos selos e a demora na entrega da correspondência satisfazem também os consumidores, representados por um universo de 1080 entrevistados.

Esta percepção contrasta, todavia, com o desconhecimento acerca dos serviços e preços praticados pelos CTT. A maioria dos inquiridos desconhece algumas das possibilidades dos serviços postais. O mesmo acontece com o tempo de demora de entrega do correio, sobretudo no serviço normal, e com o custo actualizado dos selos. No caso do correio azul observa-se um grau superior de esclarecimento, com metade dos clientes a afirmar que a demora na entrega corresponde sempre ao dia útil seguinte.

A percepção positiva da qualidade dos serviços, combinada com o desconhecimento acerca deles, não impede, porém, a detecção de algumas opiniões desfavoráveis. A escassez de máquinas de compra automática de selos e os horários de abertura das estações são, nesse sentido, objecto frequente de crítica.

Estas opiniões não foram esquecidas nas recomendações que o ICP anexa aos resultados do inquérito. Nesse sentido, o Instituto das Comunicações de Portugal propõe que os CTT reforcem a informação sobre os novos códigos postais, padrões de qualidade e custos, dando mais atenção às possibilidades de divulgação nas estações de correio, ao serviço telefónico de apoio aos clientes e ao 'site' na Internet.

Propõe, ainda, o estudo do alargamento do horário de abertura dos balcões durante os dias úteis e nas manhãs de sábado, bem como o aumento do número de máquinas de compra automática de selos e dos locais fora das estações de correio onde esses selos podem ser adquiridos.