Índice satisfação do cliente das comunicações 2014/2015


Foram divulgados, a 20 de outubro de 2015, os resultados da edição de 2014/2015 do ECSI Portugal - Índice Nacional de Satisfação do Cliente relativo ao sector das comunicações. O estudo, patrocinado pela ANACOM, abrange nomeadamente os serviços postais, o serviço telefónico fixo (STF), o serviço telefónico móvel (STM), a televisão por subscrição (STVS) e a Internet fixa e móvel.

Os clientes do STM são os que detêm o índice de satisfação global mais elevado (7,48 pontos), seguindo-se o STF (7,29 pontos), o STVS (7,19 pontos), a Internet móvel (7,17 pontos) e, por fim, a Internet fixa (7,09 pontos).

O STM foi também considerado o serviço com o melhor desempenho e a melhor relação qualidade/preço, apesar de todos os subsectores das comunicações registarem uma ligeira quebra no nível de satisfação dos seus clientes comparativamente com 2013. Destacam-se, pela negativa, os serviços que registaram uma maior taxa de reclamações, ou seja, o STVS e a Internet fixa, com 32,6% e 28,9% respetivamente.

Portugal ocupa, em termos de posicionamento internacional no índice de satisfação do cliente 2014/2015, a 3.ª posição no subsector da STVS e a 4.ª posição no caso do STF em oito países presentes no estudo; o 5.º e o 6.º lugar, em doze países, no caso da Internet móvel e da Internet fixa; e a 6.ª posição em dez países no subsector do STM.

O projeto ECSI é um sistema de medida, pela via da satisfação do cliente, da qualidade dos bens e serviços disponíveis no mercado nacional, desenvolvido desde 1999 por uma equipa constituída pela Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ), o Instituto Português da Qualidade (IPQ) e o Instituto Superior de Estatística e Gestão da Informação da Universidade Nova de Lisboa (ISEGI-UNL).


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