Projeto de cooperação entre laboratórios - Lisboa, 13-15.10.2015


As administrações, portuguesa e húngara, dispõem de laboratórios acreditados de acordo com a norma NP EN ISO/IEC 17025. Um dos requisitos desta norma é a obrigatoriedade dos laboratórios acreditados participarem em programas de comparação interlaboratorial que permitam verificar a sua competência técnica.

Em 2015, a ANACOM convidou a sua congénere húngara - National Media and Infocommunications Authority (NMHH) - para realizar uma comparação bilateral nos domínios da rádio e da compatibilidade eletromagnética (CEM). O Laboratório de Ensaios e Calibração (LEC) da ANACOM, em Barcarena, recebeu, entre  13 e 15 de outubro, uma delegação da NMHH,  para participar na comparação de ensaios de emissões radiadas de acordo com as normas EN 300 220 e EN 300 440 no domínio da rádio e de campo elétrico perturbador radiado e tensão perturbadora aos terminais de alimentação de acordo com a norma harmonizada EN 55 022, no domínio da CEM.

Além de se ter confirmado a competência técnica de ambos os laboratórios no domínio dos ensaios de rádio e CEM, foi feita ainda uma enriquecedora troca de conhecimentos e experiências noutros domínios, nomeadamente ensaios rádio, outros ensaios de compatibilidade eletromagnética e sistema de gestão da qualidade dos laboratórios.