INE - Inquéritos à utilização de TIC pelas famílias e pelas empresas em 2015


O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou recentemente o resultado dos inquéritos à utilização de tecnologias da informação e da comunicação (TIC) pelas famílias e pelas empresas em 2015.

O inquérito do INE destinado às famílias revela que, em 2015, 70% das famílias portuguesas têm acesso à Internet em casa, a maioria em banda larga, sendo este tipo de acesso predominante entre as famílias com crianças (90%) e entre as que residem na região de Lisboa (78%). Neste período, 69% das pessoas com 16 a 74 anos utilizam, em iguais proporções, computador e Internet, e 23% fazem encomendas via Internet. As redes sociais registam uma participação de 70% dos utilizadores de Internet em Portugal.

Em termos empresariais, o inquérito indica que, em 2015, 96% das empresas portuguesas com 10 ou mais pessoas ao serviço acedem à Internet em banda larga. Destas, 38% utilizam as redes sociais como estratégia de ligação a clientes, fornecedores ou parceiros de negócio. É também revelado que 61% das empresas têm website, a maioria disponibiliza catálogos ou listas de preços via Internet, sendo que 19% receberam encomendas através de comércio eletrónico. A segurança informática é implementada em 49% das empresas portuguesas.


Mais informação: