CYBERCENTROS
Centros de Demonstração e Prática das Tecnologias de Informação, Comunicações e Multimedia.
Descrição Sumária do Cybercentro-tipo
- Objecto
O projecto consiste em criar espaços especialmente concebidos para funcionarem como centros de demonstração prática e fomento do uso das tecnologias da informação, comunicações e multimedia.
O público-alvo essencial são os jovens, com particular incidência nos estudantes dos ensinos médio e superior, onde existe maior apetência e potencial para criar efeitos multiplicativos do uso das novas tecnologias.
Para aumentar a sua atractividade, estes centros oferecem também alguns serviços de apoio aos estudantes, e.g. salas de estudo, biblioteca digital, reprografia, espaço de convívio, etc.
Pretende-se com esta iniciativa dar um contributo para o desenvolvimento da Sociedade da Informação em Portugal, dentro do espírito do respectivo Livro Verde.
Os Cybercentros a instalar, no âmbito desta iniciativa, deverão obedecer a uma concepção geral homogénea, sem prejuízo de terem em conta especificidades locais e da circunstância de cada Cybercentro vir a constituir uma entidade autónoma e com gestão local.
- Valências e Espaços Funcionais
Um CyberCentro típico incluirá actividades de formação prática na utilização dos computadores e Internet como instrumentos de trabalho, bem como de divulgação e promoção de actividades criativas nas áreas do audiovisual e multimedia.
O CyberCentro deverá, paralelamente, proporcionar um espaço de convívio e condições de estudo, em particular para trabalhos de grupo, com horário alargado.
O Centro incluirá alguma actividade comercial, com o duplo objectivo de aumentar a comodidade dos frequentadores e de ajudar à sustentabilidade económica do CyberCentro.
Os espaços funcionais previstos para um CyberCentro-tipo são os seguintes:
Sala de computadores
Sala de formação
Salas de estudo
Sala de reprografia avançada em self-service
Biblioteca de CD-ROM com obras de referência, para consulta local
Sala Terràvista
Sala ECTA (Estaleiros de Comunicação Tecnologia e Arte)
Portaria/Segurança
Atendimento/Gestão
Escritório da Direcção
Gabinete do Instituto Português da Juventude
Espaço comercial
Espaço de Convívio/Cafetaria
Sanitários e áreas de circulação
A área útil total estima-se entre 500 e 600 m2, dependendo das condições específicas do local.
- Interligação dos Cybercentros à Rede Internet
Os CyberCentros terão ligação à Internet em condições que garantam um serviço de qualidade.
- Custos de Investimento e Exploração por Centro
Os custos de investimento em cada CyberCentro serão suportados pelo ICP, pelo IPJ e pela(s) entidade(s) local(is) associada(s) ao projecto. Poder-se-ão ainda associar outras entidades privadas, a título de mecenato ou patrocínio.
Os custos de funcionamento de cada CyberCentro serão repartidos pelas entidades gestoras das diferentes valências - FDTI, ICAM, Terràvista, entre outras possíveis - proporcionalmente à utilização das instalações.
- Modelo de Gestão
O modelo organizacional adoptado para cada CyberCentro é o de uma Associação sem fins lucrativos/Régie cooperativa , em cuja Direcção estejam representados o ICP, o IPJ/FDTI e pelo menos um parceiro promotor local.
A Direcção define a política geral da gestão do Centro, devendo a gestão corrente ser profissionalizada e assegurada por um gestor ou director executivo.
É objectivo que cada CyberCentro tenha uma exploração económica equilibrada, sendo as suas receitas provenientes das taxas moderadoras de utilização das facilidades e serviços oferecidos directamente aos utentes, dos alugueres de espaços a pagar pelas entidades hospedeiras que desenvolvem actividades de formação e divulgação e ainda de actividades de promoção comercial e/ou outras.