Rede de estabelecimentos postais - 1.º trimestre de 2015


Já se encontra disponível o relatório sobre a rede postal e oferta de serviços dos CTT - Correios de Portugal (CTT), empresa concessionária do serviço postal universal, no final do 1.º trimestre de 2015 (1T2015).

Este relatório destaca que, no final de março de 2015, estavam em funcionamento 2318 estabelecimentos postais, dos quais 619 correspondiam a estações de correio fixas, 4 a estações de correio móveis e 1695 a postos de correio. Face ao final do ano de 2014, verifica-se um aumento de 1 estabelecimento postal, o que reflete a abertura de 7 postos de correio e o encerramento de 6.

O número total de estabelecimentos postais no final do 1T2015 está em linha com os objetivos de densidade da rede postal e de ofertas mínimas de serviços, fixados por decisão da ANACOM, de 28 de agosto de 2014 (ao abrigo da base XV das Bases da concessão do serviço postal universal, republicadas em anexo ao Decreto-Lei n.º 160/2013, de 19 de novembro), que implicitamente fixou em 2296 o número mínimo de estabelecimentos postais que os CTT devem manter em funcionamento a partir do 4.º trimestre de 2014 e até ao final de setembro de 2017.

No final do período em referência, os CTT atingiam os objetivos de densidade da rede postal e de ofertas mínimas de serviços, com exceção do objetivo referente aos estabelecimentos postais com horário reduzido em cada concelho.

No final do 1T2015 a prestação da totalidade dos serviços concessionados era assegurada pelo menos por um estabelecimento postal, em todos os 308 concelhos.

Em todas as freguesias com mais de 10 000 habitantes existe pelo menos um estabelecimento postal que presta a totalidade dos serviços concessionados.

Manteve-se o número total, existente no final de 2014, de pontos geográficos onde se encontram localizados marcos e caixas de correio.

No plano internacional, Portugal compara favoravelmente com a média da União Europeia (UE), excluindo Portugal. Isto quer em termos de área média por estabelecimento postal, quer em termos de número médio de habitantes por estabelecimento postal, tendo em conta os dados disponíveis na União Postal Universal (UPU) sobre a rede de estabelecimentos postais fixos dos prestadores de serviço universal nos Estados-Membros da UE, referentes a 2013.

Em Portugal, a percentagem de estabelecimentos postais que são geridos por terceiros é superior à média da UE.


Consulte: