Simpósio Cullen UE-América Latina


Decorreu a 5 e 6 de novembro de 2015, em Cartagena das Índias (Colômbia), o simpósio regulatório que reuniu reguladores e stakeholders europeus e da América Latina. Na qualidade de Presidente do BEREC e da ANACOM, Fátima Barros interveio na abertura do simpósio, onde reafirmou, como princípio fundamental, que a promoção da concorrência é o investimento em novas infraestruturas.

Fátima Barros referiu ainda os efeitos da crise financeira sobre o sector das comunicações eletrónicas, a pressão concorrencial que os operadores enfrentam face aos prestadores Over-The-Top (OTT), os desafios decorrentes da Estratégia da Comissão Europeia para o Mercado Único Digital, bem como da revisão do quadro regulamentar europeu para o sector, apontando as iniciativas do BEREC a este nível.

Por último, destaca-se ainda a intervenção da Presidente do BEREC e da ANACOM no painel sobre a regulação das redes de nova geração, referindo-se não só à ação regulatória simétrica e assimétrica a este nível, mas também a iniciativas de coinvestimento com o objetivo de fomentar o investimento em redes de fibra ótica.