Prémios atribuídos


A entrega do Prémio ANACOM-URSI Portugal, do Best Student Paper Award e do Best Student Poster Award (edição de 2015) foi realizada por Hélder Vasconcelos, Vogal do Conselho de Administração (CA) da ANACOM, no 9.º Congresso do Comité Português da URSI.

Prémio ANACOM-URSI Portugal

O vencedor do prémio foi David Emanuel Dias Fernandes, da Universidade de Coimbra - Instituto de Telecomunicações, com o trabalho “Diffractionless Propagation of Electron Waves in Graphene Superlattices”.

O autor fez um mestrado integrado e concluiu recentemente um doutoramento, ambos em engenharia eletrotécnica e de computadores no  ramo de especialização em telecomunicações, na Universidade de Coimbra. Atualmente é investigador no Grupo de Antenas e Propagação do Instituto de Telecomunicações - Coimbra.

Este trabalho destacou-se não só pela qualidade e rigor científico, como também pela inovação, incidindo numa temática de interesse atual relacionada com as potencialidades de um material que recentemente tem tido grande projeção na investigação internacional, o grafeno.

O trabalho propõe modificar as propriedades do grafeno a uma escala nanoescópica e restringir assim o movimento dos eletrões a apenas uma direção, introduzindo um elevado nível de direccionalidade num material isotrópico na sua forma pristina. Dessa forma, as ondas eletrónicas  não sofrem um espalhamento lateral à medida que se propagam nas nano-estruturas propostas. Devido a este efeito, estes novos materiais podem vir a ter aplicações práticas em dispositivos eletrónicos ou óticos com respostas ultrarrápidas e sensíveis.

O Prémio ANACOM-URSI Portugal foi instituído pela ANACOM em 2011, com o objetivo de distinguir o melhor trabalho de investigação na área da radioeletricidade e, assim, estimular a criatividade e o rigor no trabalho de investigação científica em Portugal. O prémio, no valor de 4000 euros, é entregue ao autor principal do trabalho vencedor no congresso anual do Comité Português da URSI.

Best Student Paper Award

Esta distinção foi atribuída a Daniel Filipe Simões Malafaia, da Universidade de Aveiro, com o trabalho “Channel utilization analysis based on EM algorithm for 5G spectrum management”.

Em 2.º lugar ficou Hugo Miguel Nisa Café, do Instituto Superior Técnico, com o trabalho “Planning wireless mesh networks for iot smart grid applications”. O 3.º lugar foi atribuído a Alexandra Isabel Galvão Mourato, do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, com o trabalho “Geo-posicionamento para redes UMTS, usando técnicas de fingerprinting e modelos de canal rádio”.

O Best Student Paper Award, no valor de 1000 euros, é atribuído pela ANACOM com o objetivo de incentivar os jovens autores. Premeia o melhor artigo apresentado por um estudante que seja simultaneamente o seu primeiro autor e faça a apresentação oral do mesmo no congresso do Comité Português da URSI.

Best Student Poster Award

Esta distinção foi atribuída a João Monteiro Felício, do Instituto Superior Técnico/Instituto de Telecomunicações, com o trabalho “Imagiologia por microondas para deteção de alvos em Phantoms Humanos utilizando um algoritmo de radar no domínio da frequência”.

O Best Student Poster Award, no valor de 500 euros, é atribuído pela ANACOM ao melhor poster apresentado por um estudante no congresso do Comité Português da URSI.