Campanha de Comércio Electrónico da Rede Nacional de Euro Info Centers


/ Atualizado em 14.09.2007

Em 14 de Setembro de 2001, os Euro Info Centreshttp://www.europa.eu.int/comm/enterprise/networks/eic/eic-news_en.html iniciaram uma campanha em 18 países, que tem por objectivo dar informações práticas e acompanhar as pequenas e médias empresas (PME) nacionais que pretendam aderir ao comércio electrónico.

A Campanha da Rede de Euro Info Centres sobre o Comércio Electrónico é uma das primeiras acções lançadas no contexto da iniciativa comunitária GoDigitalhttp://europa.eu.int/ISPO/ecommerce/godigital/EICebusinesscampaign.htm para as PME e durará até Junho de 2002.

No âmbito desta iniciativa, 18 redes nacionais de EICs receberão apoio financeiro da Comissão Europeia e de entidades locais para coordenar acções nos respectivos Estado-Membros, sendo o Euro Info Centre Siliconhttp://www.silicon-et.pt/, o coordenador geral da campanha portuguesa, e-vital.pthttp://www.e-vital.pt/.

Integradas nesta iniciativa, serão organizadas, entre os meses de Outubro e Novembro deste ano, sessões de trabalho que visam a análise das principais questões com que se deparam as PME face ao comércio electrónico, assim como a apresentação da Campanha Nacional dos Euro Info Centres sobre Comércio Electrónico. Esta iniciativa pretende fomentar a utilização do comércio electrónico no seio de mais de 25000 PME nacionais e acompanhar, ao longo de um ano, as primeiras 700 PME que queiram adoptar os meios necessários à prática de relações comerciais por via electrónica.

As sessões regionais, sob o tema - Ajudar as PME a enfrentar os desafios do Comércio Electrónico - , terão início em Lisboa a 16 de Outubro, no centro de reuniões da FIL, seguindo-se-lhe Porto, Braga, Aveiro, Leiria, Faro, Évora, Ponta Delgada, Funchal e Coimbra.

Estas sessões destinam-se a todos os empresários e responsáveis de PME e visam promover a produtividade, a competitividade e o incremento das relações com os respectivos mercados, nomeadamente com o exterior. As sessões de trabalho têm também como destinatários empresas consultoras e fornecedoras das áreas das tecnologias da informação, das telecomunicações e dos mercados electrónicos.

Dado o crescimento da procura de comunicações electrónicas, associado às rápidas alterações nas características estruturais da procura de serviços de comunicações e infra-estruturas, com implicações significativas na forma como a indústria e o comércio nacionais se irão posicionar num mercado progressivamente global, o ICP, enquanto regulador do sector das comunicações, apoiará e participará activamente nas acções previstas.