Aumento dos pacotes 5P e 3P impulsiona crescimento de clientes no primeiro trimestre de 2016


O número de subscritores de pacotes de serviços atingiu 3,3 milhões no final do 1.º trimestre de 2016 (1T16), crescendo 1,7% face ao trimestre anterior e 8,3% em termos homólogos. Estima-se que cerca de 80,9 em cada 100 famílias dispunham de um pacote de serviços no final do 1T16.

Este crescimento do número de clientes resultou do aumento da oferta das modalidades de pacotes 5P e 3P, apresentando a primeira um acréscimo de 30 mil subscritores, ou seja, mais 2,4%, e a segunda um acréscimo de 24 mil, mais 1,8%.

O crescimento verificado nestes três primeiros meses foi, no entanto, inferior ao dos períodos anteriores. A percentagem de lares que subscreveram pacotes há menos de um ano encontra-se em queda e a evolução do número de subscritores ficou abaixo do previsto.

No total, as receitas de serviços em pacote rondaram 415 milhões de euros, sendo a receita média mensal por subscritor de 42,28 euros.

Segundo o Barómetro de Telecomunicações da Marktest, no período em análise, a fatura média mensal dos agregados familiares com ofertas em pacote foi de 53,05 euros incluindo IVA, mais 1,7% face ao período homólogo.

No que respeita às quotas de mercado, a MEO era o prestador com maior quota de clientes de serviços em pacote (40,4%), seguindo-se o Grupo NOS (39,7%) e a Vodafone (14,5%). A Vodafone foi o operador que mais aumentou a sua quota de subscritores no 1T16.

O Grupo NOS liderava nas modalidades 2,3 e 4P, enquanto a MEO liderava na modalidade 5P.

Em termos de receitas, a MEO tinha uma quota de 43,6%, seguindo-se o grupo NOS com 39,4%.

De acordo com o referido Barómetro, registou-se um aumento significativo dos clientes de serviços em pacote que manifestaram intenção de mudar de prestador nos próximos três meses (8,1%). Dos que não manifestaram essa intenção (65%), cerca de um terço indicou o período de fidelização como motivo.


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