73.ª reunião do WG SE - Bergen


Decorreu em Bergen (Noruega), de 25 a 29 de abril de 2016, a 73.ª reunião do Grupo de Trabalho de Engenharia de Espectro (WG SE) do ECC. Contou com a presença de cerca de 50 participantes, incluindo o observador do Gabinete Europeu de Comunicações (ECO), bem como representantes da indústria e/ou operadores: ANITEC, APWPT, ASP, Bolt & Yurdal Consulting ApS, Car 2 Car Communication Consortium, EUROCONTROL, Danish Energy Agency, Ericsson, Ministère de la Défense (França), Ministry of Defence – NARFA Poland, Inmarsat, Orange, Robert Bosch GmbH e TeliaSonera.

Foram aprovados os seguintes documentos, após a fase de consulta:

  • Draft ECC Report 250 "Compatibility studies between TTT/DSRC in the band 5805-5815 MHz and other systems":
  • Draft ECC Report 249 "Unwanted emissions of common radio systems: measurements and use in sharing/compatibility studies”;
  • Draft ECC report on 251 "The impact of UWB applications on board aircraft in the band 6-8.5 GHz on FS links used around airports and on EESS earth stations";
  • Draft ECC Report 252 on “SEAMCAT User Manual”.

Foram preliminarmente adotados e enviados para consulta pública os seguintes documentos:

  • Draft ECC Report 246 on "Wideband and Higher DC Short Range Devices in 870-875.8 MHz and 915.2-920.8 MHz (companion to ECC Report 200)";
  • Draft ECC Report 253 sobre “Compatibility studies for audio PMSE in the band 1492 1525 MHz”.

Os trabalhos da Equipa de Projeto 7 do WG SE (PTSE7), em relação à compatibilidade para a introdução de equipamentos para a produção de programas e eventos especiais  nas faixas 1492–1525 MHz, foram finalizados encontrando-se o relatório em consulta pública.

O PTSE7 recebeu ainda o mandato para analisar a introdução de BroadBand - Public Protection and Disaster Relief nos 410-430 MHz e long term evolution (LTE) - mobile/fixed communications (MFCN) na faixa dos 450-470 MHz.

Em relação aos trabalhos da Equipa de Projeto sobre o Serviço Fixo, esta encontra-se a elaborar o relatório sobre o questionário que foi enviado em relação à eventual utilização de tecnologias MIMO para o serviço fixo, dado o interesse demonstrado por parte dos fabricantes e operadores. O questionário sobre as utilizações do serviço fixo em faixas acima dos 50 GHz está quase finalizado.

Em relação aos trabalhos no âmbito dos equipamentos de curto alcance (na PTSE24) são de notar os trabalhos realizados no âmbito do mandato dos 5 GHz para sistemas de acesso sem fios/rede local via rádio, cuja parte 1 do relatório foi aprovado. Quanto à parte 2 do mandato, nomeadamente a análise das técnicas de mitigação (em elaboração pelo Instituto Europeu de Normas de Telecomunicações), bem como a eventual utilização da tecnologia LTE-U/LAA, e dada a proximidade do prazo estabelecido pela Comissão Europeia para finalizar os estudos, e face à inexistência de dados, o WG SE enviou o documento de trabalho para o Grupo de Trabalho de Gestão de Frequências e para o Grupo de Preparação de Conferências (que lida com o item da agenda AI.1.16 da WRC-19).

A próxima reunião do grupo irá realizar-se de 26 a 30 de setembro de 2016, em Bled (Eslovénia).