53.ª reunião do Comité Técnico 210 - Estocolmo


Decorreu em Estocolmo (Suécia), de 24 a 25 de maio de 2016, a 53.ª reunião do Comité Técnico 210 (TC210) do CENELEC, na qual foram abordados os seguintes temas:

  • A lista de normas harmonizadas de acordo com a nova Diretiva CEM (2014/30/UE) apresenta omissões (como por exemplo a EN55014-2 e a EN55013). Foi criado um grupo ad hoc para fazer a triagem das normas relativas a compatibilidade eletromagnética (CEM) a propor para citação no Jornal Oficial da União Europeia.
  • A EN55020 será muito provavelmente listada no âmbito da Diretiva RED, dada a mudança penosa para a indústria que a nova CISPR35/EN55035 representa e que terá motivado um período de transição bastante alargado.
  • Dado que a Diretiva RED (2014/53/EU) se aplica no caso de equipamentos rádio instalados a bordo de viaturas, foi decidido produzir uma emenda à EN50498.
  • Após discussão de várias propostas de anexos ZZ para os chamados combined equipment (combinação num só, de equipamentos rádio e não rádio), foi decidido criar um grupo para discutir a estrutura a dar a este anexo, sob a direção do consultor de CEM.
  • Foi decidido criar um grupo ad hoc sob coordenação do Instituto Europeu de Normas de Telecomunicações e BT/WG10 do CEN/CENELEC, para determinar os princípios de constituição da lista de normas CEM potencialmente dentro do âmbito da RED.
  • Foi decidido constituir um grupo conjunto com o ETSI para a normalização dos wireless power transfer.
  • Uma vez que as atuais normas CEM para comunicações através de rede de transmissão elétrica (PLC) (EN50561-1, -2 e -3) contemplam somente tecnologia SISO (single input, single output), foi decidido produzir duas emendas, uma alterando referências normativos, a outra excluindo a tecnologia MIMO (multiple input, multiple output), que será contemplada numa nova norma dos PLC, EN50561-4. Estas emendas anulam a possibilidade de votação negativa a que uma nova edição se sujeitaria.
  • Como consequência da votação negativa da norma EN50561-2, foi decidido integrar os comentários recebidos antes de a voltar a submeter a inquérito público.
  • Foi decidido esperar pelo resultado da discussão a decorrer na CISPR/F em relação à chamada regra 80/80 (que será mantida) e suas hipotéticas implicações regulatórias.
  • A CEM na faixa dos 2 kHz a 150 kHz continua a ser objeto de preocupação, dada a necessidade de conciliar os níveis de ruido produzido com os níveis de ruido tolerável, no âmbito das chamadas smart grid e tendo em conta os power line telecommunications.

A próxima reunião será em Bruxelas, a 14 e 15 de dezembro de 2016. A seguinte está prevista para Copenhaga, a 9 e 10 de maio de 2017.