Pela 1ª vez pré-pagos representam menos de 50% do mercado


No 1.º trimestre de 2016, pela primeira vez, o número de clientes de telemóveis pré-pagos (8,3 milhões) atingiu menos de 50% do mercado total (49,7%). Para esta evolução contribuiu a migração dos pré-pagos para planos associados a pacotes de serviços que integram serviços fixos e o serviço telefónico móvel.

Os utilizadores efetivos de serviços típicos da banda larga móvel (videotelefonia, transmissão de dados em banda larga, mobile TV, etc.) atingiram 5,7 milhões (menos 2,3% face ao trimestre anterior e mais 6% em relação ao período homólogo), representando 44,6% dos cartões SIM com utilização efetiva. O crescimento da utilização destes serviços em termos homólogos (13,2%), está associado ao aumento dos utilizadores de Internet no telemóvel, nomeadamente quando integrada em ofertas em pacote e à crescente penetração dos smartphones.

A MEO continua a ser o principal prestador com 44,5% dos cartões SIM ativos com utilização efetiva, contra 44,2% no trimestre anterior; seguida da Vodafone (32,4% contra 33,4% no trimestre anterior). A NOS, com uma quota de 21,7%, foi o prestador que mais aumentou a sua quota (mais 0,8 pontos percentuais) no 1º trimestre.

Em abril de 2016 foram lançadas ofertas comerciais de dois novos operadores móveis virtuais (MVNO) - Cabovisão e Onitelecom.

A penetração do serviço móvel no final de março ascendeu a 161,6 por 100 habitantes. A taxa de penetração dos cartões SIM com utilização efetiva foi de 123,2 por 100 habitantes.

No final do 1.º trimestre, o número de cartões SIM atingiu 16,8 milhões, dos quais 12,8 milhões (76,2% do total) foram efetivamente utilizados no último trimestre. Excluindo tablet/PC e os SIM associados a comunicações Machine-to-Machine (M2M), o número de cartões ativos e com utilização efetiva foi de 11,5 milhões, o que traduz uma descida de 1,6% face ao trimestre anterior e uma quebra de 0,7% relativamente ao 1.º trimestre de 2015.

O tráfego de voz caiu 1,6% face ao trimestre anterior e subiu 4,8% em termos homólogos. O crescimento homólogo deve-se ao aumento do tráfego off-net, com mais 26,1%, devido à introdução das ofertas com chamadas incluídas e da eliminação da diferenciação tarifária on-net/off-net, nomeadamente nas ofertas em pacote que integram o serviço móvel.

Os utilizadores do serviço de mensagens escritas enviaram menos 9,2% SMS em termos homólogos, o que se deve ao crescimento das formas de comunicação alternativas (aplicações sobre Internet no telemóvel).

O tráfego de roaming out aumentou em relação ao trimestre homólogo, destacando-se em particular o volume de tráfego Internet que registou um aumento de 122,6%. Esta evolução poderá dever-se à entrada em vigor dos novos limites máximos para as tarifas retalhistas de roaming dentro da União Europeia e Espaço Económico Europeu.

O tráfego de roaming in diminuiu face ao trimestre anterior como é habitual nesta altura do ano. Em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, registaram-se aumentos em todos os tipos de tráfego, com destaque para o aumento do tráfego de Internet (mais 156,1%).

O volume de receitas acumuladas dos serviços móveis a clientes finais no trimestre ascendeu a cerca de 342 milhões de euros, tendo-se reduzido 7,2% face ao período homólogo. A receita média mensal por assinante médio de telemóvel foi de 8,9€.


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