Parlamento Europeu aprova Diretiva que reforça cibersegurança


O Parlamento Europeu adotou, a 6 de julho de 2016, a proposta de Diretiva NIS (network and information security - segurança das redes e da informação), primeira legislação a nível da União Europeia sobre cibersegurança, que estabelece um conjunto de medidas para prevenir incidentes cibernéticos na Europa.

A Diretiva visa aumentar a cooperação entre Estados-Membros nesta matéria e criar uma cultura de segurança em sectores críticos para a economia e a sociedade que dependam fortemente das tecnologias de informação e comunicação. Determina ainda a criação de uma equipa de resposta a incidentes cibernéticos (Computer Security Incident Response Team - CSIRT) em cada Estado-Membro, bem como a designação de uma ou mais autoridades nacionais competentes para a aplicação e cumprimento da Diretiva.

O novo pacote legislativo, que já havia sido aprovado pelo Conselho Europeu no dia 17 de maio, entra em vigor em agosto de 2016. Os Estados-Membros dispõem de 21 meses para transpor a Diretiva para a ordem jurídica nacional e de 6 meses adicionais para identificar os prestadores de serviços essenciais.


Mais informação:

Informação relacionada no sítio da ANACOM: