IX reunião de Ministros das Comunicações da CPLP - Maputo


Teve lugar, a 19 de agosto de 2016, em Maputo (Moçambique), a IX reunião de Ministros das Comunicações da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A ANACOM, enquanto coadjuvante do Governo nestas matérias, fez-se representar por João Confraria, Vogal do Conselho de Administração, e por Carla Silveira, técnica da Direção de Relações Exteriores, que acompanharam o representante do Secretário de Estado das Infraestruturas, Miguel Brito e Abreu, Conselheiro Político da Embaixada de Portugal em Maputo.

A abertura da reunião foi feita pela representante da Governadora da cidade de Maputo, pelo Diretor do Gabinete de Desenvolvimento das Telecomunicações da União Internacional das Telecomunicações (UIT), pelo Vice-Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações de Timor-Leste, que detém a presidência da CPLP, pelo Secretário Executivo da CPLP e pelo Ministro anfitrião. Foi salientada a importância da realização destas reuniões no sentido de definir estratégias comuns ao nível dos países da CPLP em matéria de comunicações eletrónicas.

O secretariado permanente procedeu à apresentação das conclusões das reuniões técnicas, tendo posteriormente ocorrido o debate político, com intervenções dos vários Ministros, com exceção de Cabo Verde, que não se fez representar.

Foi apresentada a situação ao nível dos aspectos digitais no âmbito da CPLP, seguindo-se um debate geral e a definição das estratégias para a sua promoção.

Deste modo, foi assumido o compromisso de elaboração de uma Agenda Digital para a CPLP, designando a Associação de Reguladores de Comunicações e Telecomunicações da CPLP (ARCTEL-CPLP) como entidade coordenadora, apoiando os projetos já em curso ou que se enquadrem nas suas orientações.

Assim, a ARCTEL-CPLP deverá promover o desenvolvimento de um estudo que permita definir a Agenda Digital para a CPLP, a qual deverá ter como linhas orientadoras a promoção:

  • das infraestruturas e redes de banda larga e universalização do uso das tecnologias da informação e da comunicação;
  • do conhecimento e da investigação;
  • da sociedade de informação e da inclusão digital;
  • da governação eletrónica;
  • do comércio eletrónico no mercado CPLP;
  • da segurança nas comunicações eletrónicas;
  • do empreendedorismo, emprego e competitividade;
  • das comunicações dentro do espaço da CPLP;
  • da criação de mecanismos de financiamento de iniciativas dentro do espaço da CPLP;
  • do desenvolvimento sustentável.

O referido estudo, que preferencialmente deverá ser realizado com o apoio de organizações internacionais do sector, assentará na seguinte estrutura:

I. tendências do sector;

II. potencialidades específicas dos Estados membros e levantamento das estratégias individuais;

III. análise macro sobre crescimento económico, coesão social e territorial, boa governação, entre outros;

IV. definição de projetos comuns e alinhados com as estratégias individuais de cada membro;

V. identificação e definição de processos de implementação para cada membro com metas, objetivos, estratégias e calendários.

Procedeu-se também à aprovação do regimento interno da Reunião de Ministros das Comunicações, com o intuito de estabelecer os procedimentos de organização e decisão para o funcionamento das reuniões de Ministros das Comunicações da CPLP e, ainda, de regular o funcionamento do secretariado permanente que presta apoio a estas reuniões.

Após a sua leitura, os Ministros das Comunicações da CPLP aprovaram ainda uma declaração conjunta - a Declaração de Maputo -, na qual reconheceram a necessidade de definir uma estratégia para o sector, a nível da CPLP, que contribua para o desenvolvimento individual dos mercados de cada um dos seus membros e, ao mesmo tempo, para o desenvolvimento do mercado da CPLP como um todo.

A ARCTEL-CPLP foi ainda designada como secretariado permanente da reunião de Ministros, passando a assegurar o acompanhamento da execução das decisões desse órgão assim como a preparação dos próximos encontros.

A Guiné-Equatorial apresentou a sua intenção de adesão à ARCTEL-CPLP e Timor-Leste apresentou a sua carta formal para adesão à associação.

A X reunião de Ministros das Comunicações realizar-se-á na Guiné Equatorial, em 2018.

Mais informação:

Download de ficheiro Agenda da reunião (PDF 293 Kb)
Esta informação é propriedade da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

IX Reunião de Ministros das Comunicações da CPLP Link externo.http://www.cplp.org/id-4447.aspx?Action=1&NewsId=4500&M=NewsV2&PID=10872